Prepare-se para atualizar sua lista de leitura (e sua watchlist também). O segundo semestre de 2025 e o ano de 2026 estão recheados de adaptações literárias que prometem movimentar o cinema, o streaming e, claro, as redes sociais.
De thrillers tensos a romances com gosto de fanfic premium, passando por clássicos revisitados e distopias, tem de tudo - com elencos estrelados e nomes de peso na direção.
A seguir, reunimos os lançamentos mais esperados dessa leva literária que vai invadir as telas. Spoiler: vai ter polêmica, lágrimas, nostalgia e até OnlyFans.
Adaptações que chegam ainda em 2025
A Empregada (Freida McFadden) – 25 de dezembro

Sydney Sweeney troca o look “Euphoria” por um clima de thriller doméstico em um filme que mistura “Garota Exemplar” com novela das nove. Ela interpreta uma jovem que vai trabalhar na casa de um casal aparentemente perfeito, vivido por Amanda Seyfried e Brandon Sklenar. Até descobrir que nada ali é o que parece!
Com roteiro de Rebecca Sonnenshine (“The Boys”) e direção de Paul Feig (“A Escolha Perfeita”), é promessa de tensão.
A Mulher da Cabine 10 (Ruth Ware) – sem data confirmada (Netflix)

Keira Knightley vive uma jornalista que testemunha um crime em alto-mar e precisa provar que não está delirando. O filme mistura suspense psicológico com aquele clima de “ninguém acredita na mulher” - um clássico contemporâneo.
A direção é de Simon Stone, que também assina o roteiro.
Wicked: For Good (Gregory Maguire) – 21 de novembro

Parte dois da adaptação do universo de “O Mágico de Oz” com Ariana Grande e Cynthia Erivo. Prepare-se para coreografias grandiosas, lágrimas e tweets exaltando o “cinema como experiência coletiva”. Direção de Jon M. Chu (“Podres de Ricos”).
Homem Correndo (Stephen King) – 7 de novembro

O clássico distópico escrito sob o pseudônimo Richard Bachman ganha versão com Glen Powell no papel de Ben Richards, em um futuro distorcido demais para ser só ficção. Direção de Edgar Wright, o que já garante estilo e crítica social com doses de ação.
Frankenstein (Mary Shelley) – novembro (Netflix)

Guillermo del Toro faz sua leitura gótica e sensível do maior clássico do terror moderno. No elenco, Jacob Elordi como a criatura e Oscar Isaac como Victor Frankenstein. Se for metade do que “Pinóquio” foi, já vem Oscar por aí.
Dias Perfeitos (Raphael Montes) – sem data (Globoplay)

Suspense brasileiro com cara de true crime psicológico, baseado no livro de Raphael Montes. Protagonizado por Julia Dalavia e Jaffar Bambirra, a série acompanha um estudante de Medicina obcecado por uma garota. A trama tem tudo pra viralizar – e gerar muito debate sobre masculinidade tóxica e controle.
Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros – 2025 (Disney+)

A segunda temporada da série promete elevar a adaptação juvenil ao nível que os fãs sempre sonharam. Mitologia, aventura e nostalgia garantidas.
O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin) – fim de 2025 (Max)

Spin-off de “Game of Thrones”, a nova série mergulha 100 anos antes dos eventos da trama principal. Cavaleiros, intrigas e muito Westeros pra alimentar as teorias dos fãs mais intensos.
Pessoas que Encontramos nas Férias (Emily Henry) – sem data

Mais uma das queridinhas da nova geração de romances ganha adaptação. A história de amizade, reconexão e viagem com tensão romântica promete ser a comédia romântica do segundo semestre (e do TikTok).
As mais esperadas de 2026 (e além)
Verity (Colleen Hoover) – 15 de maio

A adaptação do livro mais polêmico de Colleen Hoover chega com Anne Hathaway e Dakota Johnson no elenco. Expectativa altíssima e chances reais de dividir opiniões. Prepare o Twitter.
Margo tem Problemas Financeiros (Rufi Thorpe) – sem data (Apple TV+)

Elle Fanning, Nicole Kidman e Michelle Pfeiffer num drama ácido sobre sexualidade, maternidade e reinvenção feminina. A série promete ser uma mistura de “Euphoria” adulta com crítica social no ritmo do OnlyFans.
Carrie (Stephen King) – sem data (Prime Video)

Mike Flanagan comanda a nova adaptação do terror adolescente mais emblemático da literatura americana. O tom será mais atual, mais sombrio e, possivelmente, ainda mais cruel com o colégio.
O Homem Sussurro (Alex North) – sem data (Netflix)

Suspense policial com Robert De Niro, Adam Scott e Michelle Monaghan. Clima de mistério, trauma familiar e assassinatos do passado retornando. O tipo de história que vicia.
Amanhecer na Colheita (Suzanne Collins) – 20 de novembro de 2026

Novo capítulo da saga “Jogos Vorazes”, agora focado no Massacre Quaternário com Haymitch jovem. Para fãs de distopias e bons personagens traumatizados. Direção de Francis Lawrence e elenco de peso (Ralph Fiennes, Maya Hawke, Mckenna Grace...).
Orgulho e Preconceito (Jane Austen) – sem data (Netflix)

Austen na era dos streamings, agora com Emma Corrin como Elizabeth e Olivia Colman como Sra. Bennet. Minissérie de seis episódios com roteiro de Dolly Alderton (“Tudo que sei sobre o amor"). É o tipo de adaptação que já nasce com fã-base e gif pronto.
Em tempos de universo compartilhado, spin-offs e reboots infinitos, os livros seguem sendo um celeiro de boas ideias para o cinema e a TV. As adaptações previstas para 2025 e 2026 mostram que o público ainda quer narrativas fortes, personagens densos e, claro, emoção.
Se bem feitas, essas histórias têm tudo para virar assunto, meme e – por que não? – um novo clássico da cultura pop.