Quando falamos sobre séries e filmes derivados, três termos costumam aparecer com frequência: spin-off, prequel e sequel. Antes de qualquer coisa, precisamos entender que cada um tem um papel diferente, mas todos têm um único objetivo: expandir uma história.
E quem é fã de alguma produção cinematográfica, com certeza já sonhou em entender mais alguma particularidade do universo em que a história se passa — ou conhecer mais profundamente algum personagem com quem se conectou.
Por isso, a redação da ATL preparou um conteúdo que vai te explicar a diferença entre spin-off, prequel e sequel, além de trazer uma lista com spin-offs de grandes produções para você assistir.
O que é um spin-off?
Um spin-off é uma produção derivada que foca em personagens ou elementos secundários de uma obra original. Ele geralmente se passa no mesmo universo, mas traz uma nova perspectiva, como em Better Call Saul, que nasceu de Breaking Bad.
O que é um prequel?
A prequel mostra eventos que aconteceram antes da trama principal, explicando origens ou eventos passados — como em The Winchesters, que mostra os pais de Sam e Dean antes de Supernatural.
O que é um sequel?
Por fim, a sequel (ou continuação) leva a história adiante, mostrando o que acontece após os eventos da obra original, como Stranger Things 5 em relação às temporadas anteriores.
Confira a seguir, uma lista com indicações de spin-offs para você assistir:
Spin-offs de The Walking Dead
A série pós-apocalíptica de zumbis mais famosa do mundo ganhou alguns - vários - spin-offs:
- Fear the Walking Dead (2015):
O primeiro spin-off da franquia ganhou 8 temporadas. A partir do quarto ano de exibição, os eventos passaram a ocorrer de forma simultânea com os da série original. E até rolou um crossover entre as produções.
Onde assistir: Prime Video

- Tales of the Walking Dead (2022):
A produção conta com uma temporada de seis episódios que contam histórias individuais e localizadas em momentos diferentes da timeline de The Walking Dead.
Onde assistir: Prime Video

- The Walking Dead: Dead City (2023 - presente):
A história acompanha os personagens Maggie (Lauren Cohan) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) que se aventuram por uma Nova York tomada por zumbis e humanos perigosos. O spin-off conta com uma temporada completa e a segunda foi lançada no início de maio nos EUA, ainda sem previsão de chegada ao catálogo brasileiro.
Onde assistir: Prime Video

- The Walking Dead: Daryl Dixon, (2023 – presente):
Com duas temporadas completas, a série acompanha Daryl Dixon após os acontecimentos da série original. A terceira temporada está confirmada para 2025.
Onde assistir: Prime Video

- The Walking Dead: Rick e Michonne (2024):
Com uma temporada, a série acompanha a jornada de Rick Grimes e Michonne em sua tentativa de se reencontrarem em um mundo pós-apocalíptico totalmente diferente, repleto de novos perigos, alianças e descobertas que podem mudar o rumo da humanidade.
Onde assistir: Prime Video

Spin-offs de Yellowstone
Após a quinta e última temporada lançada em 2024, Yellowstone garantiu algumas continuações da história, como “1883” e “1923“, que são prequelas. Confira os spin-offs de Yellowstone:
- The Madison:
Anunciada em agosto de 2024, com Michelle Pfeiffer no elenco, a série foca em uma família de Nova York que se muda para o vale do rio Madison, em Montana, explorando temas de luto e conexão humana.

- Y: Marshals
Prevista para estrear em stembro de 2025, esta série acompanha Kayce Dutton (Luke Grimes) em sua nova função como agente federal, combinando suas habilidades de cowboy e ex-Navy SEAL para manter a justiça em Montana.

Spin-offs de Grey’s Anatomy:
- Consultório Privado (2007-2013):
O primeiro spin-off da série ganhou seis temporadas em que acompanhou a Dra. Addison Montgomery após ela deixar o Seattle Greace Hospital. Ao longo das temporadas, aconteceram diversos crossovers com a obra original.
Onde assistir: Disney+

- Station 19 (2018 - 2024):
Ao contrário do primeiro spin-off que seguia o enredo médico, Station 19 foca nas histórias do 19º Corpo de Bombeiros de Seattle. A série teve sete temporadas.
Onde assistir: Disney+, Prime Video e Apple TV+

- Grey's Anatomy: B-team (2018):
Lançada em formato de websérie e com uma única temporada, o spin-off concentra-se em um grupo de internos da obra original.
Onde assistir: Google Play

Spin-off de Breaking Bad
- Better Call Saul (2015–2022)
A série acompanha a transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman, o advogado carismático e moralmente questionável de Breaking Bad. Com um total de seis temporadas, o spin-off conquistou o público e a crítica.
Onde assistir: Netflix

Spin-off de Star Wars
- The Mandalorian (2019–2023)
The Mandalorian é um spin-off de Star Wars que segue as aventuras de um caçador de recompensas solitário nos confins da galáxia após a queda do Império, enquanto protege uma misteriosa criança conhecida como Grogu. A série encerrou na sua terceira temporada, mas um filme que continua a história será lançado em 2026.
Onde assistir: Disney+

Spin-off de The Boys
- Gen V (2023–presente)
O spin-off é ambientadoba Universidade Godolkin e acompanha jovens super-heróis em treinamento, enfrentando desafios morais e físicos. A série mantém o tom satírico e violento de The Boys, explorando temas de poder e corrupção entre os jovens.
Onde assistir: Prime Video

Spin-off de The Vampire Diaries
- The Originals (2013–2018)
O enredo da série é focado na família de vampiros originais, os Mikaelson, enquanto voltam a Nova Orleans para retomar o controle da cidade. Ao todo, o spin-off ganhou cinco temporadas.
Onde assistir: Prime Video, Globoplay, Apple TV e HBO Max

Spin-off de Bridgerton
- Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton (2023)
A minissérie de seis episódios, explora a juventude da Rainha Charlotte e sua ascensão ao poder, além de seu relacionamento com o Rei George III.
Onde assistir: Netflix

Spin-offs são uma forma inteligente de expandir universos de séries e filmes, dando mais espaço para aqueles personagens coadjuvantes que caíram no gosto do público.
Quando bem-feitos, eles não só mantêm o interesse dos fãs como também podem fazer tanto sucesso quanto – ou até mais – que a produção original, trazendo novas histórias e pontos de vista para a trama.