logo atlântida

AO VIVO

Filmes

Que vença o melhor

Oscar 2025: entenda como acontece a votação 

A votação teve início no dia 11 e segue até o dia 18 e o longa brasileiro “Ainda Estou Aqui” tem grandes chances de levar o prêmio 

13/02/2025 - 14h02min

Atualizada em: 13/02/2025 - 14h06min

Atlântida

Foi dada a largada da corrida final pelo Oscar 2025. A 97ª edição da premiação acontece no dia 2 de março, em Los Angeles, e a votação que elege os grandes vencedores encerra no dia 18, próxima terça-feira, e sim, “Ainda Estou Aqui” tem grandes chances de levar a estatueta inédita para o Brasil.

O grande favorito nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção é “Anora”, visto que o longa ganhou os dois maiores prêmios dos sindicatos dos diretores e dos produtores dos Estados Unidos, além do Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e, mais recentemente, o Critcs’ Choice Awards de melhor filme. Porém, após todas as polêmicas envolvendo “Emilia Perez, que era considerado o maior concorrente na categoria Melhor Filme Estrangeiro, “Ainda Estou Aqui” tem grandes chances de ser premiado.

Como funciona a votação do Oscar?

A votação acontece de forma online e, ao contrário da fase de indicação em que os cerca de 10 mil membros votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas participam somente das suas respectivas áreas de atuação, na fase final podem votar em todas. Com exceção da categoria de Melhor Filme, os premiados são escolhidos através de “votação comum” e vence quem receber mais votos.

Já a categoria de Melhor Filme é eleita através de “votação por preferência”, na qual os votantes elencam as suas preferências de 1 a 10 (sendo 1 o preferido e 10 o menos preferido). Para ganhar, um filme precisa receber 50% dos votos, ou seja, metade dos votantes precisa colocá-lo como número um em sua lista, o que é extremamente raro de acontecer.

Nestes casos são realizadas novas votações em que o longa que recebeu menos votos é eliminado e então os votos são redistribuídos entre os demais indicados.

Depois de todo este processo, dois auditores da PricewaterhouseCoopers - empresa responsável pela auditoria da premiação - manterão as maletas que guardam os envelopes com os ganhadores até o dia da cerimônia, que neste ano acontece no dia 2 de março.

Brasileiros na Academia do Oscar

Talvez você não saiba, mas atualmente cerca de 50 brasileiros possuem direito ao voto no Oscar. Para participar parte deste time, é preciso ter sido indicado a uma categoria, como é o caso de Fernanda Montenegro que concorreu na categoria de Melhor Atriz, em 1999 com o filme “Central do Brasil” - que ela acabou perdendo para Gwyneth Paltrow. E a outra forma de ingressar na Academia é sendo indicado e "apadrinhado" por alguém que já faz parte, além de passar por uma cuidadosa avaliação.

Confira a lista completa de brasileiros que votam no Oscar:

Atores e atrizes: Alice Braga, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Selton Mello (também diretor), Sônia Braga e Wagner Moura

Diretores de fotografia: Adriano Goldman, Affonso Beato e Lula Carvalho

Produtores: Andrea Barata Ribeiro, Fabiano Gullane, Paula Barreto, Rodrigo Teixeira, Sara Silveira e Vânia Catani

Diretores: Anita Rocha da Silveira, Anna Muylaert, Bruno Barreto, Cacá Diegues, Carlos Saldanha (também é animador), Caroline Markowicz, Helena Solberg, Heloísa Passos, Jefferson De, José Padilha, Karim Aïnouz, Kleber Mendonça Filho, Laís Bodanzky, Mauricio Osaki e Walter Salles

Maquiadora: Anna Van Steen

Compositores: Antonio Pinto, Carlinhos Brown, Marcelo Zarvos e Sérgio Mendes

Montadores: Daniel Rezende e Felipe Lacerda

Documentaristas: Emilio Domingos, João Moreira Salles, Maria Augusta Ramos, Pedro Kos e Petra Costa

Produção e tecnologia: Fernando de Goes

Curadora: Ilda Santiago

Roteiristas: Mauricio Zacharia e Vera Blasi

Supervisor de animação: Renato dos Anjos

Engenheiro de som: Waldir Xavier


Lembrando que "Ainda Estou Aqui" concorre nas categorias de "Melhor Filme", Melhor Filme Estrangeiro" e Fernanda Torres também está indicada a "Melhor Atriz". A cerimônia acontece no dia 2 de março e será transmitida pela TV Globo.


MAIS SOBRE