Terminar ciclos nunca é fácil. Mesmo nos casos em que o término proporciona um alívio, colocar um ponto final em uma relação, seja ela amorosa, afetiva ou profissional, pode ser bem desafiador. Independente da situação que você esteja enfrentando agora, a dica que já podemos citar de antemão é: não ignore o luto do término. E esse luto, tratando-se de uma separação, envolve diversas camadas: é a dor de perder alguém que, mesmo em vida, deixa de fazer parte da tua história. É, também, a saudade do que vocês já viveram juntos ou, ainda, daquilo que planejavam viver. O luto dói, mas, assim como tudo na vida, ele alivia. Com o passar do tempo, sobram duas opções: a cura ou o aprendizado de como lidar com esse sentimento. Foi sobre isso que a Babi Bitencourt e o Vini Moura discorreram no 25º episódio do Romance Proibido.
3 Dicas para superar o fim de um relacionamento
1º) Lembre-se das experiências ruins
Muitas vezes, em um término recente, a gente só costuma lembrar da parte boa da relação. Parece que a dor nos faz esquecer das motivações da separação. Por isso, é importante relembrar e revisitar, nos seus pensamentos, todos os motivos que te levaram a abrir mão daquela pessoa. Lembre-se: o sentimento nunca é suficiente. Há outros valores inegociáveis, para além do amor, que sustentam uma relação saudável.
2º) Sentimentos não são controláveis, atitudes sim
Bárbara Marcondes, influenciadora que aborda a temática de relacionamento nas redes sociais, fala que “sentir não é uma escolha, mas o que vamos fazer em relação a este sentimento, é”. Isso significa que não podemos controlar o que sentimos, mas somos totalmente responsáveis por aquilo que falamos e fazemos.
Não existe um botão que você aperta e deixa de gostar de quem lhe faz mal. No entanto, há a sua consciência e o livro arbítrio de tomar as decisões certas para o seu bem-estar e em prol da sua saúde mental.
3º) Foque em atividades que você gosta
O término de uma relação causa um vazio não somente sentimental, mas também na rotina. Como preencher o espaço que era ocupado por aquela pessoa? É importante você separar um tempo para pensar em si: quais são os SEUS gostos? O que VOCÊ gosta de fazer? Aproveite este tempo livre para resgatar hábitos antigos ou criar novos. Aventure-se. Seja almoçando em um restaurante que você sempre quis ir, fazendo uma viagem com as amigas ou passando mais tempo com a família. O que importa é você se reencontrar.
Quer conferir mais dicas? Então, assiste o EP completo do Romance Proibido: