Quem pode morrer na 5ª temporada de Stranger Things: as teorias que mais fazem sentido | Atlântida
logo atlântida

AO VIVO

Séries & TV

Stranger Things

Quem pode morrer na 5ª temporada de Stranger Things: as teorias que mais fazem sentido

Veja as teorias mais fortes, os personagens mais ameaçados e por que (quase) ninguém está a salvo em Hawkins

08/12/2025 - 15h49min

Reprodução/Netflix
Teorias apontam que o quarteto original, Dustin, Mike, Lucas e Will) pode sofrer uma perda.

A reta final de Stranger Things chegou carregando uma expectativa quase insuportável dos fãs e, convenhamos, a série fez por merecer essa tensão. Desde Barb, Bob e Eddie até Billy e Dr. Alexei, a produção da Netflix criou um histórico doloroso (e cinematograficamente impecável) de matar personagens queridos de forma intensa, brutal e sempre emocional.

A história começa no meio do caos: Will lidando com as consequências imediatas de seu desaparecimento no Mundo Invertido e, logo depois, o salto para o outono de 1987, quando Hawkins ainda tenta respirar após um ano do ataque de Vecna que deixou Max em coma. Descobrimos que ela está presa numa memória distorcida de Henry, um detalhe que pode ser chave para derrotar o mal pela raiz.

Com a batalha definitiva contra Vecna e a expansão do Mundo Invertido tomando conta de tudo, fica claro: ninguém está realmente seguro. E, por isso, listamos quem são os personagens mais cotados para morrer, das teorias mais populares aos destinos que fariam a internet entrar em colapso.

A mira da temporada: Quem pode morrer na 5ª temporada de Stranger Things?

Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin)

Reprodução/Netflix
Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Max Mayfield (Sadie Sink).

A teoria de que Lucas pode se sacrificar para salvar Max volta com força. Fãs conectam sua possível morte ao simbolismo de “Running Up That Hill”, música que marcou sua relação emocional com Max desde a 4ª temporada.

Jonathan Byers (Charlie Heaton)

Reprodução/Netflix
Jonathan Byers (Charlie Heaton)

Outro nome forte entre as apostas de sacrifício. A teoria mais aceita diz que Jonathan pode dar a vida para proteger Will em um momento decisivo da batalha final.

Robin Buckley (Maya Hawke)

Reprodução/Netflix
Robin Buckley (Maya Hawke).

Favorita do público desde que chegou, Robin aparece em várias listas de “personagens que os Duffer podem matar para causar impacto emocional”. Seu arco sempre flerta com vulnerabilidade e isso preocupa os fãs.

Nancy Wheeler (Natalia Dyer)

Reprodução/Netflix
Nancy Wheeler (Natalia Dyer)

Com a família Wheeler na linha de fogo após ataque do Demogorgon e o sequestro de Holly, muitos acreditam que Nancy possa ser uma das grandes perdas. Desde que ela assumiu papéis mais ativos nas missões, seu risco só aumentou.

Mike Wheeler (Finn Wolfhard)

Reprodução/Netflix
Mike Wheeler (Finn Wolfhard)

O fato de Mike aparecer pouco no trailer acendeu o alerta geral. Além de que a sua morte teria peso dramático gigantesco: serviria como combustível emocional para Eleven e Will e marcaria a primeira grande perda da família Wheeler, algo que os fãs comentam há anos.

Eleven (Millie Bobby Brown)

Reprodução/Netflix
Eleven (Millie Bobby Brown)

Ela já ficou à beira da morte tantas vezes que, para alguns, seria poético (e devastador) se Eleven encerrasse sua jornada com um sacrifício final para salvar o mundo. Há teorias de que esse era o plano original da temporada 1, o que deixaria sua morte como “fechamento de ciclo”.

Will Byers (Noah Schnapp)

Reprodução/Netflix
Will Byers (Noah Schnapp)

Agora em sua forma mais poderosa, Will acessa a mente coletiva de Vecna e chega a destruir três Demogorgons no episódio “Feiticeiro”. Mas esse avanço tem um preço: a conexão entre os dois nunca foi tão intensa. 

Cada passo que Will dá em direção ao poder também o aproxima do vilão e muitos acreditam que ele será o único capaz de romper definitivamente a ligação com o Mundo Invertido, mesmo que isso exija o sacrifício da própria vida.

Henry Creel/Vecna (James Campbell Bower)

Reprodução/Netflix
Henry Creel/Vecna (James Campbell Bower)

Se existe uma morte quase certa, é a do grande vilão. Vecna deve ser confrontado pela força combinada de Eleven, Will e Kali. E há quem teorize uma redenção possível, mas, sendo o ato final, a tendência é que o mal seja destruído de vez.

Max Mayfield (Sadie Sink)

Reprodução/Netflix
Max Mayfield (Sadie Sink)

Tecnicamente, Max (Sadie Sink) já morreu na 4ª temporada, mas Eleven trouxe sua consciência de volta. Seu corpo segue em coma, e sua mente está presa em uma prisão construída pelas memórias de Henry. A dúvida é: Max volta à vida… ou tem sua morte confirmada de forma definitiva?

Dustin Henderson (Gaten Matarazzo) 

Reprodução/Netflix
Dustin Henderson (Gaten Matarazzo)

Dustin (Gaten Matarazzo) é um dos personagens mais amados e exatamente por isso aparece em muitas teorias sombrias. Ele já passou por várias situações perigosas e só não morreu na 4ª temporada porque Eddie Munson se sacrificou por ele.

Steve Harrington (Joe Keery)

Reprodução/Netflix
Steve Harrington (Joe Keery)

Steve deveria ter morrido ainda na 1ª temporada, mas seu carisma e o arco de redenção o transformaram em um dos personagens mais queridos da série. Ele está sempre na linha de fogo, assumindo posições arriscadas.

Além disso, Steve está preso no triângulo amoroso com Nancy e Jonathan, um dos elementos clássicos que costuma anteceder sacrifícios trágicos.

Com a temporada final de Stranger Things misturando mistério, emoção e tensão crescente, a pergunta não é mais “se” alguém vai morrer, mas quem. A série nunca teve medo de traumatizar seu público, e tudo indica que os episódios finais serão um campo minado emocional. Enquanto aguardamos o desfecho, só resta aos fãs preparar o coração: em Hawkins, ninguém está realmente a salvo.


MAIS SOBRE