logo atlântida

AO VIVO

Sofá e Pipoca

recorde 

Emmy 2025: "Adolescência" domina com 13 indicações e recorde histórico de Owen Cooper

Ator se torna o mais novo a ser indicado na premiação

15/07/2025 - 15h55min

Atualizada em: 15/07/2025 - 16h19min

Laura Copelli
Laura Copelli
Enviar E-mail
Atlântida

A temporada de premiações acaba de ganhar um novo protagonista. A minissérie Adolescência, da Netflix, está fazendo barulho no Emmy 2025 com 13 indicações, incluindo um feito inédito na história da premiação: o jovem Owen Cooper, de apenas 15 anos, tornou-se o ator mais novo a ser indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada. Detalhe? Essa é a estreia dele como ator.

Lançada há pouco mais de dois meses, Adolescência já vem sendo apontada como uma das maiores surpresas do ano. A produção britânica acompanha a rotina de uma família que vira do avesso quando um garoto de 13 anos é preso acusado de assassinar uma colega da escola. A trama é densa, emocionalmente carregada, e se destaca também pela técnica: todos os episódios foram gravados em plano-sequência verdadeiro, sem cortes ou truques de montagem. Uma escolha ousada que amplifica o impacto dramático de cada cena.

Além de Owen, o elenco da série brilha com nomes como Stephen Graham, Erin Doherty, Ashley Walters, Christine Tremarco, Faye Marsay e Amélie Pease. Graham também divide os créditos de criação com Jack Thorne (roteiro) e Philip Barantini (direção). Barantini, inclusive, concorre ao Emmy por seu trabalho na direção, enquanto Thorne disputa o prêmio de Melhor Roteiro em Série Limitada.

Outro destaque da produção é a forma colaborativa de bastidores: Stephen Graham, além de atuar e co-criar, ajudou a construir os roteiros ao lado de Thorne, trazendo ainda mais humanidade para os personagens. Adolescência também levou o prêmio principal no Gotham TV Awards recentemente, o que aumentou as expectativas para a cerimônia do Emmy, marcada para 14 de setembro.

Na categoria de Melhor Minissérie ou Antologia, Adolescência compete com outras gigantes da temporada como "Black Mirror", "Morrendo por Sexo", "Monster - The Lyle and Erik Menendez Story" e "Pinguim".

Enquanto isso, Owen Cooper entra para a história superando um recorde que durava mais de 50 anos, antes pertencente a Scott Jacoby (indicado em 1973 com 16 anos). O jovem ator agora enfrenta veteranos como Javier Bardem, Bill Camp, Peter Sarsgaard e Rob Delaney

Entre outras marcas históricas da edição 2025, vale destacar também a indicação de Kathy Bates, aos 77 anos, como a atriz mais velha a concorrer na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama, pelo papel em Matlock,  superando Angela Lansbury, que mantinha o recorde desde 1996.

Todas as categorias que Adolescência foi indicada no Emmy 2025

  • Melhor Minissérie ou Antologia
  • Melhor Ator Principal em Minissérie, Antologia ou Filme para TV
  • Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, Antologia ou Filme para TV (duas indicações)
  • Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie, Antologia ou Filme para TV (duas indicações)
  • Melhor Direção em Minissérie, Antologia ou Filme para TV
  • Melhor Roteiro em Minissérie, Antologia ou Filme para TV
  • Melhor Elenco de Minissérie, Telefilme ou Especial
  • Melhor Fotografia em Minissérie ou Telefilme
  • Melhor Figurino Contemporâneo
  • Melhor Série Curta de Não Ficção ou Reality Show
  • Melhor Edição de Som em Minissérie, Telefilme ou Especial






MAIS SOBRE