
Nova minissérie documental da Netflix, revisita o desastre do voo TAM 3054 — o maior acidente aéreo da história do Brasil. A produção estreou no dia 23 de abril e já figura entre os títulos mais vistos da plataforma no país.
O acidente ocorreu em 17 de julho de 2007, quando um Airbus A320 que vinha de Porto Alegre não conseguiu frear ao pousar na pista molhada do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O avião ultrapassou a pista, atravessou uma avenida e colidiu com um prédio da TAM Express e um posto de gasolina, matando 199 pessoas.
Dirigida por Angelo Defanti, a minissérie tem três episódios e traz relatos de familiares das vítimas, especialistas e jornalistas. O documentário também contextualiza o episódio no cenário do “apagão aéreo” que afetava o setor no Brasil na época, marcado por atrasos, falhas de infraestrutura e crise de gestão.
Mais do que recontar a tragédia, a série provoca reflexões sobre responsabilidade, fiscalização e as mudanças que só aconteceram depois de vidas perdidas.