Uma cidade mais feliz! Brincadeiras à parte, vem conferir essa história: a Defensoria Pública de Goiás realizou um mutirão de divórcio. Foram registradas 45 separações em apenas dois dias na cidade de Águas Lindas de Goiás.
O pedido partiu das mulheres em 69% dos casos. Maria do Rozário e seu companheiro ficaram seis anos casados. Segundo a mulher, a relação chegou ao fim quando o então marido mandou, em tom grosseiro, que ela lavasse uniforme de trabalho dele.
“Já era meia-noite quando ele virou para mim e falou: ‘Vai lavar o meu uniforme agora’”, relembrou Maria.
“Falta de comunicação, falta de diálogo. Ele não gosta de conversar e eu entendi, após esses seis anos, que é uma coisa dele, não tem a ver comigo. Ele não gosta de conversar com absolutamente ninguém”, acrescentou.
O esposo concordou com a ex-mulher sobre a questão do diálogo, mas negou que tenha agido de maneira grosseira com Maria.
“Se ela considera um pedido de lavar uma roupa uma falta de respeito, realmente, não tem como ter convivência, porque acho que isso é o mínimo”, se defendeu.
“Não é motivo suficiente. Isso significa que a gente está no lugar certo [no mutirão], porque isso demonstra que nunca teve amor nenhum”, completou.
O casal chegou a um acordo com a ajuda da Defensoria Pública. Cada um fica com uma parte da mobília. O homem fica com a casa e, todo mês, deposita R$ 500 para parte de Maria. Os dois são um dos poucos casais do mutirão que assinaram o divórcio de maneira consensual.
Os motivos para as separações são os mais diversos: falta de diálogo, tédio na rotina e traição.
A rotina no casamento também é um dos motivos revelados como um dos motivos.
“Rotina, ficar só em casa. Trabalho em casa, aí não sai, não curte a vida a dois”, contou Naiara Assunção, doméstica.
Após o auge da pandemia, os casamentos voltaram a crescer no Brasil, mas o número de divórcios está batendo recorde. É o maior em dez anos: pelo menos 386 mil.
A duração média dos casamentos no Brasil está no menor patamar já registrado: 13 anos.
E aí, quem tá querendo um mutirão desse na sua cidade também? Olha que pode virar moda, hein?!