Uma cantora chilena, de 31 anos, confessou que possui pelos no rosto desde a adolescência, mas sempre os retirava. No entanto, com a pandemia de Covid-19, tudo mudou e ela resolveu colocar a barba para jogo!
Luta Cruz estava conversando com uma outra mulher e percebeu que ela também tinha pelos faciais. Logo que viu, perguntou à moça sobre o assunto. Ao ser questionada, a mulher contou que estava deixando a barba crescer, pois se sentia mais confortável assim. Naquele dia, inspirada na menina, ela resolveu parar de depilar a face e "conhecer o seu rosto por completo pela primeira vez".
Segundo a Clínica Mayo, a musicista possui hirsutismo, uma disfunção que origina o excesso de pelos em partes do corpo das mulheres, como rosto, tórax e costas.
A BARBA DEU O QUE FALAR NAS REDES SOCIAIS
Em seu Instagram, onde é acompanhada por quase 30 mil pessoas, Luta Cruz reforça o quanto é importante ter amor próprio e prezar pela liberdade. A artista enfatiza que a diversidade é real e que não há um ser humano igual ao outro no mundo.
A cantora também afirma que é muito importante se conhecer e, a partir daí, se aceitar e se entender como uma pessoa única. Ela conta que compreendeu que era seu direito como mulher descobrir o seu corpo e rosto sem as intervenções estéticas.
Por ter começado a mudança durante o isolamento social, Luta sentiu que tinha mais liberdade para se conhecer, sem se expor aos olhares alheios. No entanto, já teve contato com algumas respostas mais grosseiras sobre a sua aparência. Ela relata que a maior parte dos insultos que recebe vem de homens, que associam, erroneamente, a sua imagem barbada à falta de higiene. A cantora diz que isso pouco a impacta, mas ainda é incômodo.
Em entrevista à BCC, Cruz declara: "Entendi que deixando os meus pelos crescerem, teria mais qualidade de vida."
"Mulheres barbadas transformam o mundo", conclui. Confira a publicação oficial: