
A tradicional baliza, uma das principais causas de reprovação na prova prática da CNH, deixou de ser obrigatória nos exames realizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A mudança ocorre após a publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção, divulgada no domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Dados do Detran-RS mostram que, em 2025, foram realizadas 361.387 provas práticas para a categoria B, com 218.445 reprovações. Deste total, 64% dos candidatos falharam na baliza, etapa que simula o estacionamento entre sinalizadores.
Com as novas regras, a avaliação passa a priorizar a circulação em vias públicas, analisando o comportamento do condutor em situações reais de trânsito. A manobra de estacionamento no meio-fio, no entanto, permanece como etapa final do exame.
Segundo o Detran-RS, a expectativa é de que todas as mudanças nas regras da CNH sejam implementadas até 10 de março, incluindo alterações no sistema de pontuação e na atuação de instrutores autônomos. Se quiser, adapto para SEO, push ou redes sociais.

