Há poucos meses, no final de 2024, o cantor britânico Liam Payne (ex-One Direction) faleceu na Argentina e gerou uma grande comoção entre os fãs ao redor do mundo. Este fato, como sempre - quando figuras públicas morrem - gerou um certo burburinho entre as pessoas que sofreram pela perda e aquelas que são contra esse sentimento.
Mas como não se sentir triste quando uma pessoa que fez parte de grande parte da sua vida, que era uma fonte de inspiração e de identidade, morre de uma hora para a outra?
Chorão, Amy Winehouse, Michael Jackson, Airton Sena e Silvio Santos são apenas algumas personalidades com muita influência que não estão mais entre nós e que sua partida deixou (e até hoje deixa) milhares de pessoas tristes.
O luto de fã é real e deve ser sentido, afinal de contas, só você sabe o que aquela pessoa representava para você. São anos acompanhando, ouvindo as músicas, assistindo às obras e tudo o que a pessoa já fez e que, simplesmente, não fará mais. Além disso, ter que lidar com julgamentos e desconsideração de pessoas é muito difícil, por isso, preparamos uma lista com ações que podem ajudar a enfrentar esse momento.
Como lidar com o luto de fã:
Se permitir sentir: Reconheça a legitimidade do luto.
Conexão: Compartilhar memórias e sentimentos com outros fãs que estão passando pelo mesmo pode ser terapêutico.
Buscar apoio: Se o luto se tornar muito intenso, considere falar com um terapeuta, isso pode te ajudar.
O mais importante de tudo, é compreender que não é errado sentir a dor da perda, não é porque você não conhecia pessoalmente que não pode sentir essa dor. Você também perdeu alguém que era importante para você. Por isso, reforço: sinta a dor do luto e chore, mas, principalmente, preserve as boas lembranças que você tem!