Que a indústria musical está tomada pelos hits do TikTok e canções virais você já sabe. Novos artistas surgem e desaparecem com a mesma rapidez dos vídeos nas redes sociais e às vezes fica difícil se apegar a algo novo.
Mas já pensou em escutar algo diferente e de quebra poder aprender um pouco mais de diferentes culturas e quem sabe uma outra língua?
Uma pesquisa realizada na Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, comprovou que as conexões neurais criadas durante as aulas de educação musical também preparam o cérebro para todos os aspectos da comunicação humana e auxiliam no aprendizado de novos idiomas.
Isso porque, a prática de ouvir uma canção que nos agrada proporciona sensação de bem-estar e ajuda na concentração, afinal músicas são uma fonte de prática por repetição.
Por isso, a ATL preparou uma lista de novos (ou nem tanto) artistas que estão bombando em diferentes línguas para você conhecer e adicionar para a sua playlist e ir além dos segundos virais das redes e, quem sabe, engatar um novo idioma.
1. GRACIE ABRAMS
Se você é do time que adora um som mais intimista e letras que parecem ter saído direto do bloco de notas do coração, a americana Gracie Abrams precisa entrar agora na sua playlist.
Filha do cineasta J.J. Abrams (de Star Trek e Star Wars), Gracie começou a ganhar destaque nas redes com suas composições confessionais e uma estética lo-fi que lembra artistas como Phoebe Bridgers e Taylor Swift, com quem, inclusive, ela abriu a turnê The Eras Tour.
Sua música é toda trabalhada na vulnerabilidade, com melodias suaves e vocais sussurrados que fazem qualquer um querer cantar junto (e praticar o inglês, claro). Com dois álbuns lançados, incluindo o recente The Secret of Us (2024), Gracie se firma como um dos nomes mais promissores do indie pop atual.
2. QUEVEDO
Quevedo é um dos principais artistas da nova leva da música latina e já garantiu um Grammy Latino de Melhor Canção de Música Urbana e outras tantas indicações.
Seguir tendências e viralizar nas redes tem sido o carro chefe de cantores como ele e sua sonoridade tem conquistado milhares de fãs.
O cantor, de 23 anos, é uma boa referência para quem quer praticar o espanhol saindo do comum. Seu álbum, “BUENAS NOCHES”, passeia por diversos estilos e explora para além do trap e reggaeton.
3. BAMBOLE DI PEZZA
Para se aventurar pelo italiano e fugir do óbvio, a banda feminina de pop punk italiano Bambole Di Pezza traz uma sonoridade diferente que mescla o rock de maneira divertida.
Com formação exclusivamente feminina, o grupo aborda questões feministas, a luta pela igualdade de gênero e contra a violência e o sexismo.
Em 2024, estiveram em turnê pela europa reunindo um número cada vez maior de seguidores e abrindo shows de bandas consagradas como Sex Pistols e Editors.
4. ANNENMAYKANTEREIT
De nome pouco comum e sonoridade carregada, a banda alemã é uma ótima escolha para sentir a música e de quebra arranhar um alemão. Com uma voz marcante e pronúncia clara, vídeos do vocalista Henning May tem viralizado nas redes sociais nos últimos anos.
Talvez você já tenha esbarrado com algum de seus covers de “Tom’s Diner” ou “Roxanne” ao lado de Milky Chance, mas é nas canções originais que a banda mostra para o que veio.
O grupo é formado por May, Aber Annen (violão/guitarra), Severin Kantereit (bateria) que, na junção dos sobrenomes, dão origem ao nome do trio.
Com uma mistura entre o pop rock e folk, vale a pena conferir a discografia de AnnenMayKantereit e os covers pouco óbvios de grandes sucessos como “Toxic” de Britney Spears.
5. WEALSTARCKS
Sucesso em baladas pelo mundo todo, o parisiense Wealstarcks ficou famoso no brasil com samples de músicas brasileiras e produções com artistas conhecidos por aqui.
Em seu primeiro álbum “Gratidaoh” o DJ e produtor apresenta um mix de ritmos house e batidas de funk. Mas para quem quer arriscar em uma nova sonoridade e quem sabe aprender o francês e a língua materna do artista, acompanhar as produções de Wealstarcks é um ótimo caminho.
Com repertório vasto, o DJ produz canções como as do rapper francês Booba e da cantora italiana Sfera Ebbasta.