
No último sábado (5), o Villa Park, em Birmingham, protagonizou um marco histórico na música: o último show do Black Sabbath. Chamado de “Back to the Beginning”, o evento reuniu pessoas do mundo inteiro para se despedir da banda que escreveu a história do heavy metal.
Mesmo com limitações de saúde, Ozzy Osbourne liderou uma última apresentação que ninguém esquecerá, e durante a noite, não faltaram surpresas e acontecimentos inesquecíveis. Teve primeiros encontros, shows estrondosos e momentos que aceleraram o coração de muitos fãs de rock pelo mundo afora.
Os 10 acontecimentos mais marcantes da despedida do Black Sabbath
1. Ozzy entra sentado no seu trono final
Ozzy Osbourne, mesmo enfrentando Parkinson e outros problemas de saúde, não deixou de fazer uma entrada triunfal: ele subiu no palco sentado num trono de morcego ao som da sua típica abertura de Príncipe das Trevas.
2. O retorno de Steven Tyler
Steven Tyler, do Aerosmith, surpreendeu todos ao se apresentar mesmo após um aparente "fim de carreira" devido a lesões nas cordas vocais. Ele subiu no palco com Tom Morello e quebrou tudo ao som de 'Whole Lotta Love', do Led Zeppelin.
3. Axl Rose e James Hetfield juntos?
No bastidores, Axl Rose (GN’R) e James Hetfield (Metallica) apareceram juntos — e conversando! — após 30 anos de rivalidades.

5. Jason Momoa no meio da roda punk
O ator Jason Momoa aumentou as emoções do evento se jogando no “mosh” do Pantera. Cena icônica!
6. O retorno do patriarca Bill Ward
Bill Ward pisou no palco novamente com a banda, pela primeira vez em duas décadas, detonando nos timbales em "War Pigs", “Iron Man”, “N.I.B.” e “Paranoid”.

7. Sid Wilson pede Kelly em casamento na frente de Ozzy
Nos bastidores, rolou até pedido de casamento surpresa de Sid Wilson, membro do Slipknot, para Kelly Osbourne, filha de Ozzy (na frente dele e da Sharon Osbourne!).
8. Eloy Casagrande se emociona com Bill Ward
Momento fofo! O baterista brasileiro Eloy Casagrande, do Slipknot, se emocionou ao conhecer Bill Ward, do Black Sabbath. O momento foi registrado e compartilhado por ele.

9. Solidariedade e arrecadação histórica
Segundo a Loudwire, nenhum artista cobrou cachê. O evento arrecadou cerca de £140 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão) para três instituições britânicas: o Hospital Infantil de Birmingham, a Acorns Children’s Hospice e a Parkinson’s UK.
10. Ozzy se emociona em “Mama, I’m Coming Home”
Mesmo com problemas de saúde e longe dos palcos há anos, Ozzy superou todas as expectativas. Ele abriu sua participação com "I Don’t Know" e emendou clássicos como "Mr. Crowley", "Suicide Solution" e "Crazy Train". Também emocionou ao dedicar "Mama I’m Coming Home" ao público.
É claro que a despedida aconteceu onde tudo começou. A formação original do Black Sabbath voltou a dividir o palco pela primeira vez desde 2005, para um set especial de meia hora. A abertura com “War Pigs”, seguida por “N.I.B.” e “Iron Man”, finalizando em “Paranoid”, foi como uma viagem no tempo da história do Black Sabbath.