logo atlântida

AO VIVO

Nostalgia

túnel do tempo

25 momentos que moldaram a cultura pop no século XXI (e nos lembram que 2050 tá logo ali)

De apresentações no VMA a capa de tabloide, você lembra desses momentos 

03/07/2025 - 19h28min

Laura Copelli
Laura Copelli
Enviar E-mail

Respira fundo: 2000 foi há 24 anos. Sim, estamos mais perto de 2050 do que do bug do milênio, e se isso não te dá um mini ataque de crise existencial, talvez essa lista dê.

Mas antes, se você ta confuso, a explicação é a seguinte: Entre 31 de dezembro de 2000 e 2 de julho de 2025 passaram-se 24 anos, 6 meses e 1 dia. Foram 8949 dias transcorridos. Já entre 3 de julho de 2025 e 1º de janeiro de 2050 vão se passar 24 anos, 5 meses e 29 dias. Ou seja, vão se passar 8948 dias, um dia a menos em relação ao período anterior.

Agora que você entendeu - e se assustou - vamos continuar. O século XXI já nos deu Britney com uma cobra nos ombros, tapa no Oscar, vestido de carne, brinco perdido no mar e um reality show por segundo. E no meio do caos: hits, memes, modas, surtos públicos, discursos inesquecíveis e Beyoncé.

Essa lista de 25 momentos marcantes da cultura pop desde 2000 vai te lembrar que o mundo gira rápido, mas o GIF da Kourtney dizendo “Kim, there’s people that are dying” é eterno.

1. Britney Spears dançando com uma cobra (2001)

No auge da sua fase pop star absoluta, Britney subiu ao palco do VMA com uma píton albina nos ombros e fez história. O figurino, o olhar, o cabelo, a coreografia: tudo virou referência fashion, meme, fantasia de Halloween. 

2. Janet Jackson no Super Bowl (2004)

O mundo parou quando Justin Timberlake, durante a performance no intervalo do Super Bowl, expôs o seio de Janet Jackson ao vivo. O termo “nipplegate” nasceu ali, junto com debates acalorados sobre moral e censura. 

Com o acidente, a carreira de Janet nunca mais foi a mesma, e a transmissão ao vivo também não. 

3. Lindsay Lohan com tornozeleira eletrônica e prisão (2007–2010)

De estrela da Disney a protagonista de tabloides, Lindsay foi o retrato vivo da cultura “trainwreck” dos anos 2000. Suas idas e vindas aos tribunais, festas e clínicas de reabilitação foram acompanhadas quase em tempo real por uma mídia faminta. 

O ápice: tornozeleira eletrônica desfilando nas capas de revista e ensaios fotográficos com o equipamento decorado. No momento, a grife Chanel até criou bolsas personalizadas pro item - sim, é sério -.

4. Naomi Campbell fazendo serviço comunitário (2007)

A supermodelo foi condenada após agredir uma assistente, mas fez do castigo uma passarela. Com botas Louboutin e trench coat Burberry, ela limpava ruas de Nova York como se estivesse em um editorial da Vogue. 

5. One Direction é formada no X-Factor (2010)

E de repente, Simon Cowell disse: “Junta esses cinco garotos aí”. Nascia a One Direction. Não venceram o X-Factor, mas ganharam o mundo, e o coração de milhões de fãs. 

6. Lady Gaga e Beyoncé lançam “Telephone” (2010)

Mais que um clipe, “Telephone” foi um curta-metragem de 9 minutos que uniu duas das maiores divas pop do século. Cadê nossa parte 2??

7. O fenômeno Taylor Swift (2006 – presente)

Taylor começou tímida, com violão e cachos loiros no country. Hoje, é CEO da própria carreira. Lançou 10 álbuns, regravou seis, quebrou recordes de streaming, esgotou turnês em segundos e ainda transformou términos em hinos. Do “Taylor’s Version” ao “The Eras Tour”, ela construiu um legado.

8. A selfie do Oscar com Ellen DeGeneres (2014)

Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Lupita Nyong’o, Angelina Jolie, Brad Pitt e uma selfie que travou o Twitter. A imagem postada por Ellen foi a mais retuitada da história na época e virou símbolo da era de “conteúdo espontâneo planejado”. 

Reprodução
Selfie do Oscar 2014

9. Beyoncé anuncia gravidez no VMA (2011)

Beyoncé entregou performance impecável e, ao final, apenas pousou as mãos sobre a barriga. Foi o suficiente para quebrar recordes de menções no Twitter e parar o planeta.

10. High School Musical vira febre global (2006)

“Estamos todos juntos” ecoou em línguas e coreografias ao redor do mundo. O filme da Disney virou trilogia, turnê, produtos e eternizou Zac Efron e Vanessa Hudgens como rostos de uma geração.

11. Kanye West interrompe Taylor Swift no VMA (2009)

“Yo, Taylor, I’m really happy for you, I’ma let you finish…” E assim nasceu uma das tretas mais icônicas do século. Kanye invadiu o palco, defendeu Beyoncé e deu início a uma tensão que se arrastaria por anos. 

12. Lady Gaga usa vestido de carne no VMA (2010)

Um look feito literalmente de carne crua, que dizem cheirar mal, diga-se de passagem. Lady Gaga causou desconforto, protesto e elogio em igual medida. O vestido virou símbolo de protesto contra a política de “Don’t Ask, Don’t Tell” do exército americano. 

Reprodução

13. Casamento de William e Kate (2011)

O mundo acordou cedo, botou o chá pra ferver e assistiu ao vivo o conto de fadas versão século XXI. Kate Middleton desceu da limousine com um vestido Alexander McQueen e entrou para a história ao dizer “sim” ao futuro rei da Inglaterra. 

A cerimônia foi vista por 2 bilhões de pessoas e reavivou a obsessão global pela monarquia. Ainda é possível ver todo o evento no YouTube oficial da família real.

14. Michael Jackson reaparece em show tributo de 30 anos (2001)

Era pra ser uma homenagem, virou um retorno triunfal. Em seu último grande show, Michael dividiu o palco com Britney Spears, Whitney Houston e o NSYNC. 

Foi como se os deuses do pop tivessem combinado um crossover digno da Marvel. O mundo parou, se emocionou e viu, pela última vez, o Rei do Pop no seu trono.

15. Britney Spears raspa a cabeça (2007)

Foi num salão qualquer, com um guarda-chuva na mão e os olhos vidrados que Britney disse: “não vou mais ser o que vocês querem”. O gesto de raspar a cabeça virou um ícone da queda e reconstrução da imagem pública. 

Reprodução
Britney Spears raspando a cabeça em 2007

16. Adele recomeça performance no Grammy (2017)

Durante homenagem a George Michael, Adele travou, pediu desculpas ao vivo e recomeçou a música. Um momento raríssimo na TV americana. 

17. Beychella (2018)

Não foi só um show, foi história. Beyoncé transformou o Coachella em Beychella e fez da cultura negra universitária americana o tema central do espetáculo mais elogiado da década. 

18. Lady Gaga vence o Oscar por “Shallow” (2019)

Do vestido de carne ao vestido de gala. Gaga levou a estatueta pra casa e confirmou que ninguém une performance, emoção e talento como ela. 

19. Will Smith dá tapa em Chris Rock no Oscar (2022)

O mundo assistia em tempo real quando Will Smith subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock após uma piada com Jada Pinkett Smith. “Keep my wife’s name out your f*cking mouth” ecoou. Dias depois, Will pediu desculpas, perdeu contratos e ganhou o Oscar. 

20. Solange dá voadora em Jay-Z no elevador (2014)

As câmeras de segurança do elevador no MET Gala flagraram Solange Knowles desferindo chutes e socos em Jay-Z enquanto Beyoncé assistia calada. 

O que aconteceu ali? Ninguém sabe. 

21. Gisele Bündchen é interrompida por ativista e continua desfilando (2002)

Durante o desfile da Victoria’s Secret, um ativista invadiu a passarela com uma faixa contra o uso de peles. Gisele nem piscou. Continuou desfilando com aquele andar inconfundível, como se o protesto fizesse parte do show. 

22. Kim Kardashian perde brinco no mar (2011)

Enquanto Kim chorava desesperada por ter perdido um brinco de diamante de 75 mil dólares no mar de Bora Bora, Kourtney disparou a frase que virou mantra millennial: “Kim, there’s people that are dying”. 

23. Madonna beija Britney e Christina no VMA (2003)

Era pra ser só um tributo ao passado, mas virou o beijo mais comentado da MTV. Durante performance de “Like a Virgin”, Madonna selou o momento com beijos em Britney e Aguilera. A câmera cortou para Justin Timberlake (ex de Britney) e o mundo pegou fogo. 

24. Paris Hilton é presa e vira o rosto da cultura reality e paparazzi (2007)

Ao ser presa por dirigir alcoolizada e não usar cinto, Paris Hilton se tornou a representação máxima da era paparazzi. 

Reprodução
Paris Hilton sendo presa

25. Miley Cyrus com foam finger e twerk no VMA (2013)

Se o mundo já achava que Hannah Montana tinha ficado pra trás, Miley tratou de confirmar. De calcinha nude e linguão pra fora, ela rebolou em Robin Thicke com um foam finger nada infantil. 



MAIS SOBRE