Se o feed das suas redes sociais está parecendo um álbum de infância, com uma ajuda da tecnologia ou não, você não está sozinho. Além das já clássicas comparações entre "você atualmente" e "você criança", a nova trend do momento é usar o Gemini, a inteligência artificial do Google, pra criar uma foto sua abraçando você mesmo quando criança.
É tipo um encontro entre passado e presente, versão Polaroid, e o resultado é tão nostálgico que parece até que alguém achou uma câmera perdida dos anos 90.
A trend “eu e eu criança”
Depois das montagens com famosos, a galera resolveu usar o mesmo truque pra algo mais pessoal (e emocional): recriar aquele momento que nunca existiu, o abraço entre o você adulto e o você criança.
As imagens estão tomando conta do TikTok e Instagram. Tem quem use pra celebrar o Dia das Crianças, pra relembrar fases da vida, ou simplesmente pra brincar com a ideia de conversar com o próprio passado.
O cenário é sempre no estilo foto de festa antiga, com flash, um leve desfoque nostálgico e efeito anos 80 e 90, tudo pra dar aquele toque retrô que deixa a montagem com cara de lembrança real.

Como fazer sua foto com você criança no Gemini
Quer entrar na trend e criar sua própria cápsula do tempo digital? A ATL vai te ensinar.
Passo a passo:
- Acesse o Gemini (pelo site ou app do Google).
- Escolha duas fotos: uma atual e uma sua de criança (pode ser aquela clássica do aniversário de 5 anos com o bolo de glacê branco, ou qualquer que tenha seu rosto bem visível).
- Cole o prompt abaixo:
"Gere uma foto no estilo Polaroid mesclando as duas imagens enviadas como referência. Mantenha os rostos exatamente como nas imagens de referência, sem distorções. Ambas as pessoas devem aparecer da cintura para cima ou corpo inteiro, olhando para a câmera. Adicione interação natural, como abraço lateral carinhoso ou com o braço em volta do ombro para parecerem próximas na mesma cena. As pessoas devem parecer felizes. Equalize a iluminação, temperatura de cor, brilho e contraste para aparência coerente, como se estivessem no mesmo ambiente. Ajuste o ângulo e a perspectiva para parecer uma única foto. O fundo deve ser uma cortina branca de tecido leve e levemente desfocada. Aplique borda clássica de Polaroid, granulação suave e foco levemente macio. Iluminação com flash frontal em sala escura, sombras consistentes atrás das pessoas. O resultado final deve ser natural, sem aspecto de montagem, com tons de pele realistas"
Dica: quer deixar o fundo mais divertido? Troque “cortina branca” por “cortina colorida” ou “cenário infantil com balões”.
4. Espere alguns segundos e pronto, você vai ter um registro que parece saído direto de uma lembrança que nunca existiu (mas bem que poderia).
Cansou das fotos polaroid?
Já esgotou as possibilidades da IA com fotos polaroid? A ATL te dá outra dica. É possível produzir qualquer estilo de imagem e, para combinar com o estilo nostálgico e a comemoração do Dia das Crianças, por que não uma foto no estilo analógico que está nos álbuns que sabemos que você tem por ai na sua casa.

Para esse tipo de imagem, você deve seguir os mesmos passos que ensinamos anteriormente, apenas alterando o prompt para a seguinte instrução:
"Gere uma foto no estilo revelada de uma câmera analógica mesclando as duas imagens enviadas como referência. Mantenha os rostos exatamente como nas imagens de referência, sem distorções. Ambas as pessoas devem aparecer da cintura para cima ou corpo inteiro, olhando para a câmera. Adicione interação natural, como abraço lateral carinhoso ou com o braço em volta do ombro para parecerem próximas na mesma cena. As pessoas devem parecer felizes. Equalize a iluminação, temperatura de cor, brilho e contraste para aparência coerente, como se estivessem no mesmo ambiente. Ajuste o ângulo e a perspectiva para parecer uma única foto. O fundo deve ser neutro como uma parede ou cortina levemente desfocada. Aplique o efeito de foto analógica dos anos 90 com boa qualidade, granulação suave e foco levemente macio. Iluminação com flash frontal em sala escura, sombras consistentes atrás das pessoas. O resultado final deve ser natural e bem característico dos anos 1990, sem aspecto de montagem, com tons de pele realistas".
Pronto, é só escolher suas imagens e se divertir com a imaginação (e a IA).
Resultado final
O mais legal dessa trend é que cada imagem é única. A IA do Gemini combina as duas versões de você de um jeito diferente a cada tentativa.
Dá pra brincar com poses, trocar roupas, ou até testar versões “você e você adolescente”.
Por aqui na ATL, testamos a trend com alguns dos nossos comunicadores e imagens deles crianças, confere essa fofura:




A criança que você foi ainda vive aí dentro, e ela tá orgulhosa de quem você virou.