A grande final da 74ª edição do Miss Universo acontece no dia 21 de novembro de 2025, na Impact Arena, na Tailândia. Mas, antes mesmo da coroação, o evento já está envolto em uma forte polêmica que tomou conta dos bastidores (e agora também das redes sociais).
No centro da controvérsia está Fátima Bosch, a Miss México 2025, que se envolveu em um confronto público com Nawat Itsaragrisil, vice-presidente regional do concurso e presidente do Miss Grand International (MGI).
Entenda a polêmica
O episódio aconteceu na última terça-feira (4), durante a cerimônia de entrega de faixas. De acordo com Fátima Bosch, ela teria sido humilhada publicamente por Nawat, que a teria chamado de “burra” após um desentendimento relacionado à organização do evento.
O que o diretor fez foi desrespeitoso. Ele me chamou de burra porque tem problemas com a organização, e eu não acho isso justo. Estou aqui para fazer tudo certo, não mexo com ninguém, só tento ser gentil e dar o meu melhor, e ele simplesmente me encurralou
FÁTIMA BOSCH
Miss Universo México 2025
As imagens mostram diversas candidatas deixando o salão em solidariedade à Miss México, em um gesto que gerou grande repercussão online e dividiu opiniões entre fãs e apoiadores do concurso. Veja o momento:
Após o incidente, Raúl Rocha, presidente do Miss Universo, declarou que “não permitirá que os valores de respeito e dignidade para com a mulher sejam violados”, criticando a postura de Nawat e afirmando que o dirigente “esqueceu o significado de ser um verdadeiro anfitrião”. Rocha também destacou que o episódio foi “lamentável e desnecessário”, apontando um suposto desejo de protagonismo por parte do dirigente tailandês.
Para piorar o clima, a polícia foi acionada no hotel onde as misses estavam hospedadas, após uma confusão envolvendo a divulgação promocional de um site de cassino online, algo considerado ilegal na Tailândia. Segundo informações da imprensa local, Nawat teria sido o responsável por chamar as autoridades.
O que acontece agora
Mesmo com o escândalo, a organização do concurso confirmou que o Miss Universo 2025 segue confirmado para o dia 21 de novembro, na Tailândia. O evento deve reunir mais de 100 candidatas de todo o mundo, incluindo a brasileira Maria Gabriela Lacerda, representante do Piauí, que já está entre as favoritas do público.
Enquanto isso, a pressão sobre o comitê tailandês aumenta, e o episódio reacende debates sobre respeito, poder e o papel das mulheres dentro dos grandes concursos de beleza em um universo que, ao mesmo tempo em que celebra o empoderamento, ainda precisa lidar com velhas estruturas de controle e hierarquia.

