O Brasil voltou a ocupar o centro do palco no Globo de Ouro. Pelo segundo ano seguido, uma atuação nacional saiu vencedora na categoria de interpretação em drama. Depois do prêmio de Fernanda Torres, em 2025, Wagner Moura foi consagrado como melhor ator em filme de drama na edição de 2026, pelo trabalho em O Agente Secreto.
O ator superou uma disputa de alto nível, que incluía Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador) e Michael B. Jordan (Pecadores), apontado como o concorrente mais forte da categoria.
Aos 49 anos, o artista baiano já havia marcado presença histórica no prêmio ao se tornar o primeiro brasileiro indicado a melhor ator em filme de drama. A vitória consolida ainda mais sua trajetória internacional, que já havia rendido uma indicação ao Globo de Ouro em 2016, então na categoria de séries, por Narcos.
O reconhecimento por O Agente Secreto não se limita ao Globo de Ouro. Em maio de 2025, Moura venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes. Agora, cresce a expectativa para que o brasileiro apareça entre os indicados ao Oscar 2026, cujos nomeados serão anunciados em 22 de janeiro.

