
O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque no cenário internacional. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado a dois prêmios no Bafta 2026, a principal premiação do cinema britânico, considerada o “Oscar do Reino Unido”.
O longa concorre nas categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor roteiro original, consolidando sua presença na temporada de prêmios. Apesar do reconhecimento ao filme, Wagner Moura não foi indicado por sua atuação como protagonista, uma diferença em relação a outras premiações internacionais.
Além da produção de ficção, o Brasil também aparece entre os indicados em outras categorias. O documentário Apocalipse nos Trópicos, dirigido por Petra Costa, disputa o prêmio de melhor documentário. Já o diretor de fotografia Adolpho Veloso foi lembrado por seu trabalho em Sonhos de Trem, indicado a melhor cinematografia.
O Bafta é tradicionalmente visto como um termômetro importante para o desempenho de filmes ao longo da temporada de premiações.

