O Porto Verão Alegre volta a ocupar os espaços da capital gaúcha em 2026 com uma programação que se espalha por 17 palcos ao longo de um mês. A 27ª edição do festival acontece de 8 de janeiro a 8 de fevereiro, reunindo mais de 140 atrações, entre teatro, música e dança, e mantendo o foco na produção artística local.
O anúncio da programação completa está marcado para 16 de dezembro, às 10h, quando também abre a venda de ingressos, com valores entre R$ 21 e R$ 120, no site do evento.
Novidades e ampliação de espaços
O festival, inclui três estreias no circuito: Galpão Floresta Cultural, Teatro Simões Lopes Neto (ambos recém-abertos) e Grezz, que reforça a frente musical da programação.
Voltaram à lista casas já tradicionais do PVA, como o Bar Ocidente, Instituto Ling, Teatro AMRIGS, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreira), Goethe-Institut e Zona Cultural, entre outros.
Foco na cena gaúcha
Como em todas as edições, o PVA segue privilegiando artistas locais. Foram mais de 300 inscrições de montagens gaúchas para 2026. A curadoria também incorpora atrações nacionais.
Locais participantes:
Bar do Nito; Bar Ocidente; Casa de Espetáculos; Centro Histórico-Cultural Santa Casa; Galpão Floresta Cultural; Grezz; Instituto Ling; Sala Álvaro Moreira; Teatro Goethe-Institut; Teatro AMRIGS; Teatro Carlos Carvalho (CCMQ); Teatro CIEE-RS Banrisul; Teatro Renascença; Teatro Oficina Olga Reverbel; Teatro Simões Lopes Neto; Teatro Unisinos; Zona Cultural.

