O 53º Festival de Cinema de Gramado chega ao seu grande final no dia 23 de agosto, quando serão anunciados os vencedores de alguns dos Kikitos mais aguardados. Entre os destaques, seis longas-metragens brasileiros e quatro documentários disputam a atenção na grande noite.
A ATL te conta quem são essas produções para ficar de olho:
Longas-metragens brasileiros
A Natureza das Coisas Invisíveis (DF)
Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.
Querido Mundo (RJ)
Dirigido por Miguel Falabella, “Querido Mundo” é um filme sobre amor, esperança e possibilidades. A queda de uma ponte numa noite de tempestade une os mundos de Elsa e Oswaldo, que acabam por se encontrar no Rio de Janeiro às vésperas do Ano Novo, nos escombros de um prédio abandonado por seus construtores.
Nó (PR)
Glória consegue se separar e se muda levando consigo as filhas e o desejo de recomeço. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar e de seu corpo uma morada, ela enfrenta, no chão da fábrica, a delicada disputa por uma vaga de supervisora entre colegas e sua melhor amiga. A coragem vai se fazendo conforme a angústia toma a carne.

Sonhar com Leões (SP)
“Sonhar com Leões” é uma tragicomédia surreal sobre a eutanásia. Gilda, uma imigrante brasileira vivendo em Lisboa, chegou ao fim da linha. Com uma doença terminal e apenas um ano de vida pela frente, seu único desejo é morrer enquanto ainda é ela mesma, ainda tem sua dignidade e sem dor.
Papagaios (RJ)
Tunico é o mais famoso “Papagaio de Pirata” do Rio de Janeiro e está sempre perseguindo repórteres para aparecer na TV. Depois de um grave acidente, ele conhece Beto, jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Este encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.
Cinco Tipos de Medo (MT)
Murilo, um jovem músico em luto, se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias cruzam as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas. Cinco vidas aparentemente desconectadas colidem num caminho sem volta.
Longas documentais
Para Vigo Me Voy!
"Para Vigo Me Voy!” é um documentário que mergulha na obra de Carlos Diegues, cineasta que retratou a história e o espírito do Brasil desde 1961. Trechos das obras são intercalados com entrevistas do diretor ao longo de 60 anos. Acompanhamos a evolução de seu cinema e de seu discurso, costurando esse diálogo com imagens inéditas da última filmagem de Diegues em “Deus Ainda É Brasileiro”, uma sessão de “Bye Bye Brasil” na Favela do Vidigal.
Os Avós
Este filme é um mergulho na rotina de avôs e avós jovens – entre 30 e 35 anos – no Amazonas. Uma realidade antecipadora das funções sociais e familiares com graves consequências para a vida que é comumente naturalizada, porém muito cruel, geradora de conflitos geracionais, estruturais e culturais
Lendo o mundo
No início dos anos 1960, Paulo Freire liderou um projeto experimental no nordeste do Brasil, permitindo que centenas de adultos lessem, escrevessem e votassem. A agitação política levou ao exílio de Freire, durante o qual ele se tornou um ícone global, promovendo a democracia por meio da educação.

Até Onde a Vista Alcança
Um guerreiro indígena Kariri-Xocó desenha no chão o território memorial de seu povo, planejando uma nova retomada. O filme percorre este território e retoma um modo de ser adormecido, conectando terra, política e espiritualidade.