
Agora é oficial: os podcasts também vão desfilar no tapete vermelho. O Globo de Ouro anunciou que, a partir de 2026, terá uma categoria dedicada a premiar o Melhor Podcast. A estreia da novidade será na 83ª edição da cerimônia, marcada para o dia 11 de janeiro daquele ano.
Helen Hoehne, presidente do Globo de Ouro, explicou a decisão: “Estamos empolgados em reconhecer novas formas de contar histórias. Os podcasts são um meio poderoso para compartilhar narrativas e criar comunidades globais.”
A categoria vai aceitar tanto produções em áudio quanto em vídeo. Os 25 podcasts mais populares do ano estarão na disputa, com seis finalistas sendo indicados à estatueta dourada. As diretrizes detalhadas de elegibilidade ainda serão divulgadas, mas já está claro que o glamour dos podcasts chegou para ficar.
A decisão não vem à toa: estima-se que, até 2026, a audiência global de podcasts ultrapasse os 600 milhões de ouvintes. Ou seja, o fone de ouvido virou mainstream — e agora, premiado.