
Nesta semana, o ator chileno Pedro Pascal não poupou críticas a escritora J. K. Rowling por celebrar uma lei anti trans aprovada no Reino Unido.
Recentemente, a autora da saga Harry Potter celebrou a decisão da Suprema Corte do Reino Unido sobre a definição legal de mulher baseada no sexo biológico — o que exclui as mulheres que são transexuais. Na imagem, ela segura um charuto e um copo de bebida com a legenda "Adoro quando um plano dá certo".
No X, ela continuou: "foram necessárias três mulheres escocesas extraordinárias e tenazes, com um exército por trás delas, para que este caso fosse ouvido pela Suprema Corte e, ao vencer, elas protegeram os direitos de mulheres e meninas em todo o Reino Unido".
De acordo com o jornal La Nación, as três mulheres às quais a autora se referiu fazem parte de um grupo de ativistas que entrou com a ação judicial. No entanto, críticos de Rowling afirmam que foi ela quem financiou os custos do processo.
Em um vídeo compartilhado pelo influenciador e ativista Tariq Ra’ouf em suas redes sobre o assunto, Pascal emitiu sua opinião sobre a atitude da escritora. “M*rda nojenta e horrível é a definição certa. Comportamento hediondo de perdedora”, comentou o ator.
Essa não é a primeira vez que a estrela de "The Last of Us" se demonstra como aliado da causa. Em fevereiro, o ator compartilhou no Instagram a frase: “Um mundo sem pessoas trans nunca existiu e nunca existirá”, o que acabou abalando algum de seus seguidores.
Apesar disso, ele reiterou sua posição e continuou: “Não consigo pensar em nada mais vil, pequeno e patético do que aterrorizar a menor e mais vulnerável comunidade de pessoas que não querem nada de você, exceto o direito de existir”.
O ator é irmão da também atriz Lux Pascal, uma mulher trans de quem Pedro posa com orgulho ao lado e já foi acompanhante dele em diversos tapetes vermelhos.
E a camiseta Protect the Dolls?

Durante a estreia do Thunderbolts, novo filme da Marvel, em Londres, Pedro demonstrou mais uma vez seu apoio a comunidade trans ao trajar a camiseta "Protect the Dolls".
Criada pelo estilista norte-americano Conner Ives, a camiseta surgiu após de uma conversa com a modelo trans Hunter Pifer. O artista buscava uma forma de expressar, através da moda, a sua solidariedade com a comunidade. “Dolls” é uma gíria usada por mulheres trans entre si, como uma forma de reconhecimento e carinho dentro da comunidade.
A peça, que em tradução livre traz a mensagem "Protejam as Bonecas", viralizou nas redes e acabou se tornando uma campanha muito maior que o esperado. Artistas de todos os nichos já foram flagrados com a camiseta e, no site da marca, o estoque dura pouco mais que alguns minutos.
Parte do lucro da venda das camisetas é doado para instituições que atuam diretamente no apoio a pessoas trans, como a Trans Lifeline, uma organização com base nos Estados Unidos que oferece apoio e recursos para que pessoas trans possam sobreviver e prosperar.