
A série Grey’s Anatomy está completando 20 anos da sua estreia. De lá para cá, muitas coisas mudaram, mas o que continua da mesma maneira é a forma como Shonda Rimes consegue nos conduzir por uma grande montanha russa de emoções.
Para celebrar as duas décadas desse seriado que ganhou os corações do público (e arrancou muitas lágrimas também), a redação da ATL preparou uma lista com os 15 episódios mais tristes de Grey’s Anatomy, em ordem cronológica.
"Let It Be" (Temporada 2, Episódio 8)
Uma paciente decide não tratar seu câncer terminal, explorando temas de escolha e mortalidade. Enquanto isso, Derek e Addison recebem um casal de amigos de Manhattan que estão em busca de uma operação preventiva, porém radical, para evitar câncer de mama e de ovário.
"Losing My Religion" (Temporada 2, Episódio 27)
Neste episódio, Meredith, George, Cristina, Alex e Izzie são levados para o consultório do Dr. Webber para serem interrogados sobre a situação dos fios do LVAD do Denny Duquete e nenhum deles revela a verdade, protegendo a colega. Izzie aceita o pedido de casamento do Denny, mas ao final do episódio ele morre, vítima de um derrambe e ela confessa ter cortado o fio e sai do programa de residência do Seattle Grace.

"Six Days, Part 2" (Temporada 3, Episódio 12)
O episódio traz o encerramento do arco construído no anterior. O pai de George tem complicações e acaba falecendo após passar por cirurgias arriscadas para tratar de um câncer. A família O'Malley, então precisa se manter unida para enfrentar o luto.
"Walk on Water" (Temporada 3, Episódio 15)
O episódio da balsa tem tantas camadas! Começando pelo próprio acidente na balsa que desafia toda a equipe do Seattle Grace Hospital com casos extremamente complexos. George se compromete a encontrar o filho de uma mulher que se recusa a entrar em cirurgia e Izzie precisa cuidar sozinha de um homem que ficou preso entre dois carros. Enquanto isso, Meredith é acidentalmente empurrada por um paciente e cai na água, quase morrendo por hipotermia.
"Didn't We Almost Have It All?" (Temporada 3, Episódio 25)
Toda temporada de Grey's Anatomy tem um final que deixa os fãs arrepiados e com gostinho de quero mais. Na 3ª temporada não foi diferente!
Além de Adele, esposa do Dr Richard Webber, perdeu o bebê que esperava, George não passa no exame do internato, Cristina é abandonada no altar pelo Dr. Preston Burke e Bailey fica desapontada quando Callie é nomeada residente chefe. O episódio trata temas sobre autoconfiança e separações.
"Good Mourning” (Temporada 6, episódio 1)
A equipe do Seattle Grace luta para o “João Ninguém” que acabamos de descobrir ser o George, mas sua condição é crítica. Enquanto isso, Izzie, que sobreviveu a uma parada cardíaca na temporada anterior, acorda e descobre que seu amigo é o paciente em estado grave e, infelizmente, ele não resiste.
"Goodbye" (Temporada 6, Episódio 2)
Acompanhar Grey's Anatomy é aprender a não se apegar demais a nenhum personagem (e falhar completamente). Esse episódio acontece no dia do funeral do George e mostra como cada um de seus colegas de trabalho e amigos lidam com a sua perda.
No funeral, os personagens compartilham memórias sobre George, mostrando flashbacks de momentos importantes que viveram com ele. O episódio reforça o impacto que ele teve na vida de todos e marca a despedida definitiva de um dos personagens mais queridos da série.

"Sanctuary" e "Death and All His Friends" (Temporada 6, Episódios 23 e 24)
Os episódios mais tensos do seriado com certeza foram o tiroteio e as consequências do ocorrido, que resultou em diversos feridos e algumas mortes. Tudo começa quando Gary Clark, marido de uma paciente do Dr Sheperd, retorna ao Seattle Grace atrás do médico por culpá-lo pela morte da esposa.
Gary Clark, após perceber a devastação que causou, se suicida dentro do hospital. E Meredith, que havia acabado de descobrir que estava grávida, acaba sofrendo um aborto espontâneo por conta do estresse.
"Flight" (Temporada 8, Episódio 24)
Nesse episódio, Derek, Meredith, Cristina, Mark, Arizona e Lexie estão a caminho de um procedimento cirúrgico em Boise quando seu avião cai no meio de uma floresta. Lexie Grey fica presa sob os destroços do avião, gravemente ferida e Mark tenta desesperadamente salvá-la, mas suas lesões são fatais. Ele segura sua mão e declara seu amor por ela, enquanto Lexie morre de forma devastadora.
Além disso, Arizona sofre uma grave lesão na perna, que depois acaba sendo amputada, e Derek fica com uma das mãos presas em uma parte do avião e sofre uma fratura severa, o que pode comprometer sua carreira como cirurgião.

"Going, Going, Gone" (Temporada 9, Episódio 1)
Este episódio mostra as consequências do acidente de avião, incluindo a morte de Mark Sloan, que desestabiliza a todos no hospital. Depois de muitos dias em coma, Mark acorda com os sintomas da chamada “melhora da morte”, o que faz com sua partida seja ainda mais trágica.
"Fear (of the Unknown)" (Temporada 10, Episódio 24)
O episódio marca a despedida de Cristina Yang, marcando o fim de uma era e deixando uma sensação de vazio entre os colegas e fãs. Cristina decide ir para Zurique, assumir a posição de diretora no hospital fundado por Preston Burke. Antes de ir embora, ela diz a famosa frase para Meredith sobre Derek: "Nunca deixe que o que ele quer se sobreponha ao que você precisa. Ele é um sonho, mas ele não é o sol. Você é."

"All I Could Do Was Cry" (Temporada 11, Episódio 11)
April e Jackson enfrentam a perda de seu bebê devido a uma condição fatal, causando imensa dor ao casal. Eles são forçados a tomar a dolorosa decisão de induzir o parto, sabendo que o bebê não sobreviverá e April, que sempre foi religiosa, entra em crise de fé, perguntando a Deus por que isso está acontecendo.
"How to Save a Life" (Temporada 11, Episódio 21)
Derek acaba sendo atingido por um caminhão depois de auxiliar vítimas de um acidente de carro na estrada. Ele é levado a um hospital que não é um centro de trauma, e os médicos cometem erros fatais ao não realizarem exames a tempo. O mais doloroso é acompanhar a narração dele enquanto percebe que está morrendo.

"The Sound of Silence" (Temporada 12, Episódio 9)
Um paciente em estado de surto ataca violentamente Meredith Grey, quebrando sua mandíbula e causando múltiplas lesões. Por conta das lesões, ela fica surda temporariamente e presa em sua própria mente enquanto se recupera. O episódio é dirigido por Denzel Washington e foca no isolamento e na vulnerabilidade de Meredith.
"Leave a Light On" (Temporada 16, Episódio 16)
Esse episódio não é apenas um dos mais tristes, mas também um dos que mais deixaram os fãs revoltados. Isso porque marca a partida de Alex Karev, que deixa cartas explicando sua decisão de abandonar sua esposa Jo para ficar com Izzie e seus filhos, é dolorosa. Os fãs alegam que não foi um final justo para o personagem que amadureceu muito ao longo de todas as temporadas.
