logo atlântida

AO VIVO

Sofá e Pipoca

Rolê diferente 

Cinemateca Capitólio traz uma sessão ao ar livre no Largo dos Açorianos 

Evento acontece em comemoração aos 10 anos da Cinemateca neste sábado (29)

27/03/2025 - 17h10min

Atlântida
Reprodução

Tá procurando um rolê diferente pro teu fim de semana? Se liga nessa dica: uma sessão especial ao ar livre do longa gaúcho de "Um é Pouco, Dois é Bom", de 1970, vai acontecer neste sábado (29) no Largo dos Açorianos. O filme, dirigido, roteirizado e protagonizado por Odilon Lopez - dos primeiros diretores negros de cinema no Brasil - será exibido às 20h e tem entrada gratuita.

A sessão é uma comemoração ao aniversário de 10 anos da Cinemateca. Além do longa, o primeiro restaurado em 4k, a sessão também terá a apresentação do curta-metragem Chibo (2024), vencedor do prêmio de Melhor Curta Gaúcho no Festival de Gramado.

Sobre o filme

“Um É Pouco, Dois É Bom” é separado em dois contos: “Com Um Pouquinho… de Sorte” e “Vida Nova…Por Acaso”. O longa foi um dos primeiros filmes a captar imagens urbanas do centro de Porto Alegre, tendo filmagens na Praça XV, Estação Rodoviária e no estádio Beira-Rio. Além disso conta com diálogos e escritas de Luís Fernando Verissímo em seu roteiro.

No primeiro conto apresenta-se a história de Jorge e Maria. Recém-casados, eles compram um apartamento financiado em um bairro popular. Após diversos acontecimentos, a vida do casal desmorona, ambos ficam desempregados e com medo do amanhã. É nessa angústia que a trama se desdobra.

O segundo conto traz mais movimento e um humor crítico, protagonizado pelo diretor e roteirista, Odilon Lopez, que traz a vida o personagem Crioulo. Francisco Silva é responsável por interpretar seu parceiro, Magrão.

Os dois são ladrões de bolsa que intercalam sua vida entre morar na rua e no Presídio Central de Porto Alegre, até que uma oportunidade de mudar de vida aparece para Crioulo, que não quer deixar isso escapar.

E o curta?

Chibo se passa na fronteira entre Brasil e Argentina, onde uma família vive às margens do rio Uruguai e trabalha com chibo - travessia clandestina de mercadorias para subsistência, comércio e pessoas. Dañi, a filha mais velha, está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões dessa fase da vida. O curta é dirigido por Henrique Lahude e Gabriela Poester.


MAIS SOBRE