
O Festival de Cinema de Gramado já definiu os filmes que disputarão o tradicional Kikito em 2026. A organização anunciou nesta quarta-feira (8) os seis longas brasileiros inéditos que integram a Mostra Competitiva da 54ª edição do evento, considerado o mais tradicional do cinema nacional.
O festival acontece entre 12 e 22 de agosto, na Serra Gaúcha, e reunirá estreias nacionais, homenagens e uma programação dedicada ao cinema brasileiro e gaúcho.
Entre os destaques está Chorão: Só os Loucos Sabem, cinebiografia do vocalista do Charlie Brown Jr., protagonizada por José Loreto. Também entram na disputa produções inéditas de diretores como Grace Passô, José Eduardo Belmonte e Carlos Segundo.
Filmes que disputam o Kikito em 2026
- Chorão: Só os Loucos Sabem, de Hugo Prata e Felipe Novaes;
- Feito Pipa, de Allan Deberton;
- Justino – Nos Bastidores do Reino, de José Eduardo Belmonte;
- Leite em Pó, de Carlos Segundo;
- Nosso Segredo, de Grace Passô;
- Pele de Rinoceronte, de Marcello Ludwig Maia.
Segundo a curadoria do festival, todos os filmes chegam ao público pela primeira vez em Gramado. A seleção também marca a estreia de Grace Passô, Carlos Segundo e Marcello Ludwig Maia na direção de longas de ficção.
Cinebiografia de Chorão é um dos destaques
Entre os títulos mais aguardados está Chorão: Só os Loucos Sabem, que retrata a trajetória do líder do Charlie Brown Jr. e sua relação com Graziela Gonçalves, grande inspiração para parte de sua obra.
O longa é estrelado por José Loreto e Nanda Marques e mostra os bastidores da vida pessoal e artística do cantor, acompanhando sua jornada entre o skate, a música e os conflitos que marcaram sua carreira.
Filme de abertura
Fora da competição, o festival será aberto com Antártida, novo longa de Bruno Safadi.
O thriller reúne um elenco de peso, formado por Andrea Beltrão, Marina Ruy Barbosa, Leandra Leal, Lázaro Ramos, Antonio Calloni e João Vitor Silva. A história acompanha uma investigação dentro de uma base científica brasileira na Antártida após um crime que transforma todos os homens da estação em suspeitos.
Marcos Caruso será homenageado
A organização também confirmou que Marcos Caruso receberá o Troféu Cidade de Gramado, homenagem concedida a profissionais que marcaram a história do audiovisual brasileiro.
Com mais de quatro décadas de carreira, o ator, diretor e roteirista coleciona trabalhos na televisão, teatro e cinema.

Curtas gaúchos
Além dos longas, o festival revelou os 18 curtas-metragens que disputarão o tradicional Prêmio Assembleia Legislativa, conhecido como Gauchão.
As exibições acontecem nos dias 15 e 16 de agosto, com produções de diversas cidades do Rio Grande do Sul concorrendo em diferentes categorias.
Longas que disputam o Prêmio Assembleia Legislativa
- O Acumulador de Memórias, de Camisla
- Banho Maria, de Gabriel Faccini
- Batidão de Botas, de Camila Santos (Camisla), Daniel Galuppo, Esther Costa, Maria Eduarda Bandeira e Stella Mahle
- Braço Forte, de Rubens Fabricio Anzolin e João Fernando Chagas
- Claudete, de Gabriela Kopp
- Coisa Ruim, de Lucas Tergolina
- Drunken Car, de Brunella Martina
- Elisete Tem que Casar!, de Gaby Buffon
- Estátuas Também Morrem?, de Thais Fernandes
- Grão, de Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa
- Manjericão, de Raphaela Serafim Maciel e Eric Pauli
- Mizandrika, de Kali Breder
- Procura-se Ator, de Airton Tomazzoni e Laura Lautert
- Raidinalha, de Marco Arruda
- O Retorno, de Cesar Meneghetti e Mario Gianni
- Terra Bruta, de Allan Riggs e Guilherme Suman
- A Vaidade é a Última Que Morre, de Natália Zambon
- O Véu, de Gabriel Motta
Festival amplia acessibilidade
Outra novidade da edição de 2026 é a ampliação dos recursos de acessibilidade. Os filmes da mostra competitiva contarão com audiodescrição, Libras e legendas, disponíveis por meio do aplicativo MovieReading.
Além das sessões de cinema, a programação inclui homenagens, debates, atividades voltadas ao cinema estudantil e universitário e mais uma edição do Conexões Gramado Film Market, espaço dedicado ao mercado audiovisual brasileiro.

