Se tem uma coisa que Ingrid Guimarães sabe fazer bem é arrancar risadas e emocionar. A carreira dela no cinema brasileiro é marcada por comédias de sucesso, personagens simpáticos, altos números nas bilheterias, e histórias que tocam o coração, seja por humor, por identificação ou pela trajetória. Por isso, confira a seleção de 8 filmes imperdíveis da atriz brasileira para assistir.
Quem é Ingrid Guimarães?
Ingrid Guimarães é atriz, roteirista, produtora e uma das maiores referências da comédia brasileira nas últimas décadas. Nascida em Goiânia (GO), em 5 de julho de 1972, ela começou sua carreira no teatro e ganhou destaque na televisão com participações em programas como Zorra Total e Sob Nova Direção, onde consolidou seu estilo de humor afiado e cheio de carisma.
No cinema, Ingrid é conhecida por sucessos de bilheteria como De Pernas pro Ar, Fala Sério, Mãe! e Loucas pra Casar, filmes que a transformaram em sinônimo de comédia leve, voltada ao público feminino.
Além de atriz, ela também atua nos bastidores como produtora e roteirista e tem se dedicado a projetos que valorizam histórias de mulheres reais, seus desafios e recomeços. Com mais de 30 anos de carreira, Ingrid segue como uma das artistas mais queridas e bem-sucedidas do entretenimento nacional, transitando com naturalidade entre o humor, o drama e o olhar crítico sobre o cotidiano.

Confira 8 filmes marcantes de Ingrid Guimarães
1. De Pernas pro Ar (2010)
Alice (Ingrid Guimarães) tem uma carreira de sucesso e parece ter tudo, mas, num mesmo dia, perde o emprego, descobre que o marido a deixou e precisa reestruturar sua vida. Ela se envolve então no negócio de uma sex shop (“Sex Delícia”) com sua vizinha, dando uma reviravolta completa nos seus valores.
2. De Pernas pro Ar 2 (2012)
Alice, agora empresária bem-sucedida à frente da Sex Delícia, enfrenta a pressão de expandir seu negócio para Nova York, equilibrar vida pessoal e profissional, e lidar com novos desafios na carreira.
3. Minha Mãe É uma Peça – O Filme (2013)
Dona Hermínia (Paulo Gustavo) é uma mãe superprotetora e cheia de manias, preocupada com os filhos adultos. Quando eles decidem que precisam de mais independência, Hermínia precisa lidar com o fato de que alguns problemas não se resolvem com humor, mas, com muito amor. Ingrid interpreta uma das personagens que orbitam esse mundo cheio de identificação familiar.
4. Loucas pra Casar (2015)
Malu (Ingrid Guimarães), aos 40 anos, está em ponto de interrogação sobre seu relacionamento com Samuel, que namora há três anos sem dar pistas de noivado. Quando ela desconfiar de traição, decide investigar... com direito a detetive particular, revelações e muito humor.
5. Fala Sério, Mãe! (2017)
Ângela Cristina (Ingrid) é mãe de Maria de Lourdes, adolescente cheia de altos e baixos. A trama mostra a relação mãe-filha no dia a dia: reclamações, primeiros amores, conflitos geracionais, momentos de crise, mas também de afeto.
6. Entre Idas e Vindas (2016)
Quatro amigas que trabalham em telemarketing resolvem fazer uma viagem ao litoral. No caminho, encontram pai e filho que pedem carona — de início uma situação simples que vai desencadeando uma série de transformações pessoais, reflexões sobre vida, amizade, escolhas. Ingrid vive Amanda.
7. Minha Irmã e Eu (2023)
Mirian (Ingrid Guimarães) e Mirelly (Tatá Werneck) são irmãs que tiveram sonhos parecidos com os da mãe — se tornar dupla sertaneja — mas seguiram caminhos bem distintos. Quando a mãe desaparece, elas deixam de lado as diferenças e vão atrás dela, numa jornada cheia de reencontros, afetos, música e autoconhecimento.
8. Perrengue Fashion (2025)
Perrengue Fashion traz a história de Paula Pratta (Ingrid Guimarães), influenciadora digital dedicada ao mundo da moda que recebe um convite para protagonizar uma campanha publicitária de Dia das Mães. Enquanto isso, seu filho Cadu (Filipe Bragança) decide abandonar a vida urbana e dedicar-se a um ativismo ambiental vivendo em uma ecovila na Amazônia. Determinada a convencê-lo a voltar, Paula embarca numa jornada rumo ao Norte do Brasil com seu assistente e acaba confrontando estilos de vida, valores pessoais e sua própria relação com o filho.
Ingrid Guimarães consegue transitar entre comédia e drama de forma leve. Seus filmes falam de temas reais: família, trabalho, crise existencial, relacionamentos, conectando-se com o público e muitas vezes liderando bilheterias pelo Brasil.