
Um estudo feito pela Universidade Nacional Australiana apontou o que muita gente já suspeitava (ou viveu na prática): homens se apaixonam mais rápido do que mulheres. A pesquisa, acompanhou 808 jovens de 33 países — em sua maioria europeus — com idades entre 18 e 25 anos, todos no comecinho de seus relacionamentos (até dois anos de duração).
O levantamento mostrou que, em média, o sentimento de estar apaixonado chega cerca de um mês antes para eles do que para elas. Segundo os dados, homens costumam se declarar “in love” logo após um mês de convivência. Já as mulheres, só percebem que o coração bate mais forte um mês depois, quando o namoro já está engrenado.
Curiosamente, 39% dos casais estudados começaram o relacionamento antes mesmo de um dos dois perceber que estava apaixonado. Ou seja, às vezes o cupido chega atrasado — mas ainda acerta o alvo.
A pesquisa também reforça que, tanto para homens quanto para mulheres, o sentimento depende da construção de um vínculo. Ninguém se sente apaixonado sem antes desenvolver algum nível de conexão emocional. Ou seja, mesmo que alguém acelere no amor, todo mundo precisa de tempo para apertar o cinto da intimidade.