logo atlântida

AO VIVO

Vida Adulta

Deboche não passou

Empresa é condenada por e-mail com deboche sobre idade de candidato

Justiça de SC decidiu que a “piadinha” sobre idade virou discriminação — e vai doer no bolso da empresa.

06/05/2025 - 17h10min

Atlântida
Pexels/Pexels.com
E-mail com “kkk” virou prejuízo real: empresa terá que indenizar candidato por etarismo.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação de uma empresa de recrutamento por etarismo contra um homem de 45 anos. O caso aconteceu em São José, na Grande Florianópolis, e teve direito até a “kkkk” no meio do deboche.

Carlos Augusto Luchetti Junior se candidatou a uma vaga de auxiliar de estoque, mas em vez de uma resposta profissional, recebeu um e-mail da RHi Gestão de Pessoas com a seguinte mensagem: “Cancelaaaaaaaa, passou da idade kkk”. Sim, esse foi o e-mail real.

A história repercutiu nas redes sociais, e agora a empresa terá que pagar R$ 5 mil por danos morais, além de arcar com as custas do processo e 20% de honorários advocatícios. A empresa alegou que não teve intenção de discriminar, mas não colou.

Fica o recado: piada com coisa séria pode sair caro — e preconceito, nem com meme, é aceitável


MAIS SOBRE