Brasil enfrenta déficit de engenheiros e o RS aposta em programa inédito que facilita o acesso à graduação
logo atlântida

AO VIVO

Vida Adulta

Conteúdo para Marcas

Brasil enfrenta déficit de engenheiros e o RS aposta em programa inédito que facilita o acesso à graduação

Com o Futuro+, a Atitus Educação e a Fundacred oferecem 100% de crédito educacional e condições acessíveis para formar profissionais essenciais ao desenvolvimento do Estado

14/11/2025 - 09h00min

O Rio Grande do Sul vive um momento decisivo para o seu desenvolvimento. O Estado precisa acelerar obras, fortalecer a indústria e investir em inovação, mas falta um ingrediente essencial: profissionais formados para liderar essa transformação.

Segundo dados do Observatório Nacional da Indústria/SENAI-CNI e do CREA-RS, o Brasil tem hoje um déficit de cerca de 75 mil engenheiros. E no território gaúcho, a demanda por profissionais qualificados cresce de forma constante, impulsionada por novos projetos de infraestrutura, sustentabilidade e modernização produtiva.

Pensando nesse cenário, a Atitus Educação, em parceria com a Fundacred, lançou o programa Futuro+, uma iniciativa inédita no país que facilita o acesso à graduação em Engenharia e áreas estratégicas para o futuro do Estado.

Divulgação/Atitus
Inscrições abertas até 18 de novembro de 2025

Com o Futuro+, o estudante conta com 100% de crédito educacional (CredIES+) durante toda a graduação, sem precisar pagar enquanto estuda. O pagamento começa somente após a conclusão do curso, com prazo estendido (o dobro do tempo da graduação) e taxa administrativa de apenas 0,25% ao mês, a menor entre instituições privadas.

Outro diferencial está na condição de garantia, que permite até dois fiadores por estudante, ampliando as possibilidades de adesão e tornando o crédito mais acessível e humano.

No primeiro ano, o programa oferece 400 vagas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Agronomia (em Passo Fundo), e Ciência da Computação (em Porto Alegre). Ao longo de cinco anos, serão 2.000 novas oportunidades para formar os profissionais que o Rio Grande do Sul mais precisa.

Com uma metodologia inovadora e foco na empregabilidade, a Atitus conecta o ensino às demandas reais do mercado, preparando seus alunos para atuarem com impacto direto nas empresas, nas indústrias e nas cidades.

Mais do que um programa de crédito educacional, o Futuro+ representa um movimento de inclusão produtiva e de formação de talentos que vão transformar o presente e o futuro do Estado.

Inscrições abertas até 18 de novembro de 2025 no site da Atitus.


MAIS SOBRE