
O desafio de conquistar uma vaga de trabalho começa antes mesmo da primeira entrevista, não é mesmo? Afinal de contas, o seu primeiro contrato com a empresa começa no momento em que ela recebe o seu currículo.
E por falar em currículo, ele é um desafio por si só! E por conta disso, a gente preparou uma série de dicas para você destacar-se desde o envio do currículo.
Objetividade em seu currículo
Sabe aquele dito popular de “se colocar no lugar do outro”? Pois então! Ele será extremamente útil nesse momento! Pois quando uma empresa abre uma vaga, ela recebe vários currículos. Ou seja, quanto mais organizado e objetivo estiver o seu currículo, com certeza o recrutador irá te observar com maior atenção.
Por conta dessa situação, nós recomendamos (e muito!) a utilização de uma diagramação para que tenha um bom impacto visual e uma clareza nas informações. Mas atenção, não invente a roda, foque sempre em deixar ele profissional para que haja uma leitura intuitiva.
Excesso de informações e erros básicos
Agora que você já entendeu que ter um currículo bem organizado é fundamental, tome cuidado com alguns pontos que são básicos, mas que podem ser extremamente ruins, como por exemplo: erros de ortografia. Para que isso não ocorra, revise ele com calma e utilize ferramentas de verificação ortográfica.
Além disso, também evite informações em excesso. Caso você perceba que há muitas informações, dê prioridade para aquelas que fazem maior sentido para a vaga desejada. Nem sempre quantidade significa qualidade.
Apenas informações verdadeiras
Para tentar se valorizar, é comum algumas pessoas colocarem informações que não são verdadeiras, porém, isso não é interessante. Pois no momento da entrevista você poderá ser descoberto e isso, com toda certeza, não será bem visto, dificultando as chances de você ser contratado.
Atividades complementares
Além da sua formação acadêmica e sua trajetória profissional, suas atividades complementares também podem ser de grande valia. Citar projetos sociais, trabalho voluntário, participação em eventos ou qualquer outro projeto nesse sentido, transmite uma imagem muito positiva sobre a sua pessoa.
Se colocando novamente na posição de recrutador, imagine o cenário que você está com dois candidatos com habilidades e trajetórias semelhantes, porém, um já participou de vários projetos sociais, e o outro não. Quem chamaria mais atenção? O que se envolveu nos projetos por vontade própria, não é mesmo?
Isso ocorre pois ao participar desse tipo de projeto, você demonstra ter proatividade, sabe trabalhar em equipe e também preocupação com as pessoas que estão ao seu arredor.

