logo atlântida

AO VIVO

Papo Sério

Do crochê a corrida 

Você já tirou um tempo para fazer algo só por que gosta?  

Ter um hobby vai além de uma atividade prazerosa  

14/02/2025 - 18h49min

Atlântida
Divulgação

Há um tempo, falamos aqui sobre as relações saudáveis - ou nem tanto - entre as nossas amizades, experiências que todos já tivemos. Mas outro tipo de relação tem batido na nossa porta: com nós mesmos.  

Recentemente, estava rolando meu feed quando uma frase me despertou interesse: “você já dedicou um tempo pra criar algo só pra você?”. E a verdade é que sim, mas faz tanto tempo que a rotina de trabalho, pagar as contas e tentar equilibrar isso com as relações da vida tem se tornado minhas únicas atividades, que já nem lembro quando criei pela última vez. E tenho certeza de que tem quem jamais o tenha feito.  

Ansiedade, sobrecarga emocional e profissional, baixa autoestima e até dificuldade de manter algumas interações têm sido problemas constantes para mais pessoas e o tempo de comparação em que vivemos com as redes sociais tem reforçado ainda mais esses estímulos negativos. Tirar um tempo para focarmos no que se passa em nossa cabeça e no que fazemos por nós mesmos tem que ir além da nossa sessão de terapia – muito importante aqui hein!! – e os dumps do mês com nosso saldo positivo.  

A frase que comentei antes chamava para uma sessão de hobbies em um ateliê. Isso mesmo, um momento de juntar no coletivo para apenas fazer algo por si, avulso ou com companhia. Pois bem, me instiguei o suficiente para ir até o espaço e sai de lá com uma bolsa nova cheia de pinturas feitas por mim. A proposta que aceitei vai além: um hobby por mês até que encontremos um - ou vários - que nos cause identificação. 

Trabalhar, administrar nossa carreira, cuidar de quem amamos... tudo isso nos consome tempo e nem sempre permite que olhemos para nosso interno. Ter um hobby é uma maneira às vezes incomum de voltar o seu olhar para a sua saúde física e mental. Um hobby nada mais é que uma atividade para realizarmos regularmente em nossas horas de lazer. Vai além de um passatempo, pode se tornar uma fuga desse cotidiano, uma maneira de desenvolver nossa criatividade e novas habilidades, algo que fazemos única e exclusivamente por prazer. 

Um estudo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) de 2023 aponta que o número de atendimentos por ansiedade aumentou consideravelmente e a perspectiva é que siga dessa forma. É essencial reconhecer que a incorporação de uma nova atividade como parte da rotina exige dedicação e planejamento. Contudo, o saldo emocional e mental que esse investimento pode render são uma forma super efetiva de nos manter bem e contentes com nossa própria companhia.   

Mas por que arranjar mais tempo no meu dia a dia?  

Aliviar o estresse   

Toda a correria do dia a dia pode ser bastante estressante, mesmo que você esteja contente com onde está. Uma atividade diferente te ajuda a distrair, ainda que temporariamente, do que existe além daquele momento.  

Estimula a criatividade 

Escolher um hobby que te proporcione prazer também é uma forma de estimular os seus sentidos e a sua criatividade. Estar interessado em algo nos impulsiona a pensar e desenvolver novas ideias, sobre a atividade ou não.  

Autoconhecimento e autoconfiança 

Ter uma atividade para chamar de sua desenvolve mais sua autoconfiança. Saber o que te agrada ou não dá a sensação de pertencimento e autoconhecimento de entender um pouquinho o seu lugar no mundo.  

Conhecer novas pessoas 

Ter um hobby para chamar de seu não é sinônimo de individualidade, encontrar na sua atividade um espaço de pertencimento de um grupo que está no mesmo caminho que você é uma das vantagens de se arriscar. Eu pintei minha bolsa em uma mesa com mais 20 pessoas e dei boas risadas, mesmo não conhecendo ninguém.  

Exercitar a persistência e paciência 

Alguns hobbies podem exigir tempo para dominar, e ser ruim de cara não quer dizer que aquela atividade não te pertença. Tenha paciência e continue praticando, vai que você é o próximo gênio em alguma coisa.    

Pensar em si em alguns momentos e entender os seus gostos é o que pode nos dar prazer em viver todo o resto. Apesar da minha bolsa nem tão bonita, com meus traços nem tão certinhos, pude usar por aí e dizer que fui em quem produzi. E o melhor, no mês que vem tem mais.  


MAIS SOBRE