Carros elétricos: mitos sobre os impactos ambientais e evolução nos últimos anos
logo atlântida

AO VIVO

Futuro do Mundo

Sustentabilidade

Carros elétricos: mitos sobre os impactos ambientais e evolução nos últimos anos

Tecnologia avança, autonomia cresce e reciclagem evolui: o que é fato e o que é mito sobre o impacto ambiental e o uso dos carros elétricos no Brasil

25/11/2025 - 14h42min

Atualizada em: 25/11/2025 - 14h44min

Reprodução

Nos últimos tempos, o carro elétrico deixou de ser uma projeção para o futuro e tornou-se realidade no Brasil. Tem gente que ama a tecnologia, tem gente que diz que é "coisa de rico" e tem quem morra de medo de ficar sem bateria no meio da estrada ou de problemas em relação à revenda.

E para separar as informações verdadeiras, dos mitos, nós preparamos essa matéria para que você fique por dentro deste assunto! Confira abaixo alguns mitos que costumam ser amplamente divulgados:

Carro elétrico polui ou não polui?

Essa é uma das principais polêmicas do momento. E para analisar os fatos devemos dividir ela em duas etapas: é verdade que fabricar a bateria gera mais CO2 do que fabricar um motor comum!

Porém, o jogo vira rapidinho! Como o carro elétrico não emite fumaça pelo escapamento, ele compensa essa "dívida" inicial em pouco tempo de uso. No ciclo de vida total, ele chega a emitir até 69% menos gases poluentes do que um carro a gasolina.

Problemas com a bateria dos carros elétricos

E se falamos sobre ciclo total de vida no tópico anterior, obviamente que nós estávamos falando sobre a durabilidade da bateria, né? E é aqui que mora mais uma polêmica! Muita gente fala que daqui alguns anos teremos grandes problemas relacionados ao descarte das baterias.

Porém, o que muita gente não sabe é que quando a bateria fica velha para o carro ela ainda pode ser utilizada em outros setores, como por exemplo: armazenar energia solar em casas e prédios por mais 10 anos antes de ser reciclada.

E por falar no processo de reciclagem, a gente não pode deixar de citar que 99% dos seus materiais podem ser reciclados. Ou seja, com um descarte correto, não teremos problemas nesse sentido.

Vou ficar a pé no meio do caminho?

Além da questão ambiental, não podemos deixar de abordar a questão sobre a autonomia do carro e da infraestrutura da sua região. Afinal, ninguém compra um carro para ele te deixar na mão, na verdade, muito pelo contrário!

Sobre a autonomia, ela aumentou (e muito!). Hoje, a média no Brasil é de 480km. A nível de comparação, em 2020, a média era de 200km de autonomia. Ou seja, ela mais do que dobrou!

Sobre a infraestrutura da sua região, a gente recomenda que você observe esse ponto com muita atenção, pois ela fará total diferença! Por exemplo: existem condomínios que não é possível instalar uma estação de carregamento enquanto outros já são entregues com as estações de carregamento nas áreas compartilhadas.

Por fim, leve em consideração a marca que você vai escolher. Existem marcas que possuem sua própria infraestrutura para auxiliar o dia a dia de seus clientes.



MAIS SOBRE