Muito além de tecnologia, métricas ou modelos de negócio, a inovação passa cada vez mais pelas pessoas. Emoções, decisões, erros, aprendizados e relações humanas estão no centro das transformações que impactam startups, empresas e lideranças. É com esse olhar que a Gramado Summit, marcada para os dias 6 a 8 de maio, na Serra Gaúcha, estrutura a sua próxima edição.
Reconhecido como um dos maiores eventos de inovação da América Latina, o encontro deve reunir mais de 300 palestrantes e cerca de 25 mil participantes, criando um ambiente de troca, reflexão e construção coletiva sobre o futuro.

Uma história real de limite, escolha e sobrevivência
Entre os nomes confirmados na programação está Gustavo Zerbino, sobrevivente do acidente aéreo ocorrido nos Andes, em 1972. O episódio marcou a história: um avião que levava 45 passageiros caiu na Cordilheira dos Andes, no Chile. Os sobreviventes permaneceram mais de dois meses isolados, enfrentando frio extremo, escassez de alimentos e avalanches de gelo.
Na época, Zerbino era jogador de rugby e estudante de medicina. Hoje, tornou-se empresário e palestrante, levando ao redor do mundo reflexões construídas a partir daquela experiência extrema.

Na Gramado Summit, Zerbino compartilha como situações adversas podem se transformar em aprendizado, tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional. A vivência nos Andes reforçou a importância da inteligência emocional, da tomada de decisão e, principalmente, do trabalho em equipe.
Para mim, será um grande prazer participar da Gramado Summit. Compartilho com as pessoas como é possível transformar problemas em oportunidades. Na vida, o mais importante não é o que nos acontece, mas o que fazemos com aquilo que nos acontece. Como podemos nos conectar com o nosso máximo potencial físico, mental, espiritual e emocional? Nós testamos isso vivendo as situações mais difíceis da vida
GUSTAVO ZERBINO
Sobrevivente do acidente aéreo nos Andes, em 1972
A experiência nos Andes reforçou, para Zerbino, a importância do trabalho em equipe e da construção coletiva, valores que dialogam diretamente com o ambiente profissional e o universo das startups.
Durante os 72 dias de sobrevivência, o grupo precisou deixar o individual de lado para criar uma dinâmica baseada em cooperação e confiança, algo que ele define como a construção da chamada “Sociedade da Neve”.
Nos Andes, tivemos que construir a "Sociedade da Neve". Foi algo dinâmico, mas essencial para que todos pudéssemos sobreviver. Quando o "eu" se transforma em "nós", surge a força dos seres humanos. Quando você consegue ser parte de uma equipe, o "nós" se torna maior que qualquer coisa. Ali, toda a vulnerabilidade se torna força. Foi assim que conseguimos
GUSTAVO ZERBINO
Sobrevivente do acidente aéreo nos Andes, em 1972
Lições que dialogam com o mundo dos negócios
As reflexões levadas por Zerbino à Gramado Summit também encontram eco no mundo dos negócios. Para empreendedores e líderes, ele destaca que recursos financeiros são importantes, mas não suficientes. Planejamento estratégico, avaliação de cenários e, principalmente, pessoas alinhadas ao propósito do projeto fazem toda a diferença.
Também é essencial ter uma equipe extraordinária e capacitada, formada por pessoas humildes, dispostas a aprender e a fazer parte de um projeto relevante para a sociedade. Se você for capaz de se entusiasmar, será capaz de entusiasmar quem trabalha com você. Quando todos empurramos juntos, com compromisso e confiança, os resultados aparecem passo a passo. O erro só é fracasso se você não aprende nada. Na vida, é preciso levantar-se uma vez a mais do que o número de vezes que se cai
GUSTAVO ZERBINO
Sobrevivente do acidente aéreo nos Andes, em 1972
Programação reúne diferentes áreas
Além de Gustavo Zerbino, a Gramado Summit contará com a participação de nomes como Michel Alcoforado, Maria Homem, Breno Masi, Emanuel Aragão e Marcus Buaiz, entre outros convidados. O evento também terá espaço dedicado à exposição de startups.
Gramado Summit
- Data: 6 a 8 de maio de 2026
- Local: Serra Park (Viação Férrea, 100 – Três Pinheiros, Gramado)
- Horário: das 9h às 18h
- Ingressos: a partir de R$ 1.240

