O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar, nesta segunda-feira (12), o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Para quem solicitou, é possível conferir o resultado da isenção pela Página do Participante.
A isenção da taxa é destinada a estudantes que atendem a critérios socioeconômicos, como:
- Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico);
- Inscritos no programa Pé-de-Meia.

A isenção da taxa vale como inscrição para o Enem?
Não! A aprovação da isenção não garante a participação automática no exame. Todos os candidatos, isentos ou não, deverão se inscrever no Enem 2025 a partir de 26 de maio.
Qual o prazo para recurso da taxa de isenção?
Candidatos que tiverem a solicitação de isenção negada poderão entrar com recurso, também pela Página do Participante. O prazo para envio começa nesta segunda-feira após a divulgação do resultado e segue até sexta-feira (16). O resultado dos recursos será divulgado em 22 de maio.
Qual o período de inscrição do Enem 2025?
O período de inscrições para o Enem 2025 acontecerá entre os dias 26 de maio a 6 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 85 para os candidatos que não conseguiram e ou não tem direito a isenção.
Qual é a data das provas?
As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. No segundo, será a vez das questões de Matemática e Ciências da Natureza.