logo atlântida

AO VIVO

Estudos

VOLTA ÁS AULAS

Reflexões para começar 2025 arrasando nos estudos

Ano novo, novos desafios e nova rotina. Bora organizar tudo e mandar bem no ano letivo?

20/01/2025 - 16h09min

Atlântida
Foto: Divulgação

Com o começo do ano letivo chegando, é hora de se preparar para encarar as aulas, provas e trabalhos. Mas, quem disse que estudar precisa ser algo complicado? Com algumas estratégias simples, você pode organizar sua rotina, manter o foco e ainda sobrar tempo pra curtir. Se liga nessas ideias para fazer 2025 ser o teu melhor ano de estudo. 

1. Planeje sua rotina desde o início

Um bom planejamento é o segredo pra não se perder ao longo do ano! Use um planner, agenda ou até aplicativos como Google Calendar ou Notion para conseguir organizar suas aulas, horários de estudo e prazos de entrega.

2. Monte um cantinho de estudos aconchegante

Ter um espaço dedicado aos estudos ajuda muito na concentração. Procure um lugar iluminado, confortável e sem distrações para conseguir estudar diariamente. Deixe tudo organizado e decore com coisas que te motivem a estar nesse espaço. Afinal, é sempre bom romantizar a nossa rotina, né?!

3. Defina metas diárias e semanais

Não é segredo pra ninguém de que é impossível aprender tudo de uma vez. Para tornar o processo mais tranquilo e menos cansativo defina metas (realistas) que vão te ajudar a estudar todo o conteúdo. Por exemplo: "Hoje vou revisar dois capítulos de história" ou "Essa semana o foco é em química".

4. Descubra seu jeito de aprender

Cada pessoa tem um estilo de aprendizado. Prefere ler, ouvir ou praticar? Teste técnicas diferentes, como resumos, mapas mentais ou explicações em voz alta, e veja o que funciona melhor para você. Outra dica legal para manter o foco durante os estudos é utilizar a técnica Pomodoro com ajuda de apps como Forest ou Focus To-Do.

5.  Não esqueça do descanso!

Ninguém é produtivo 100% do tempo. Dormir bem e fazer pausas estratégicas é tão importante quanto estudar. Uma mente descansada aprende mais rápido e fixa melhor os conteúdos.

E aí? Que tal por em prática essas reflexões e transformar 2025 no ano das conquistas?



MAIS SOBRE