5 armadilhas do cartão de crédito para evitar e não se endividar
logo atlântida

AO VIVO

Descomplica

Finanças

5 armadilhas do cartão de crédito para evitar e não se endividar

Entenda como utilizar o cartão de crédito ao seu favor e evite as hábitos que podem prejudicar suas finanças

22/11/2025 - 09h00min

Atualizada em: 22/11/2025 - 09h00min

O cartão de crédito é amplamente utilizado no Brasil, porém ele representa um risco significativo para quem não adota um controle de seus gastos. Afinal, todo mundo conhece uma pessoa que já teve problemas com o cartão, não é mesmo?

E é justamente por conta disso que nós preparamos este texto! Nosso objetivo é mostrar quais são as principais armadilhas e como você pode evitá-las.

Reprodução

5 armadilhas evitáveis do cartão de crédito 

1. Crédito rotativo

O crédito rotativo figura como um dos maiores vilões da inadimplência. Essa modalidade, acionada quando o consumidor não quita o valor total da fatura, impõe taxas de juros que podem ultrapassar os 300% ao ano. Ou seja, evite ao máximo pagar apenas uma parte da fatura, pois, infelizmente, os juros serão extremamente altos.

2. Vendas casadas

Outro ponto crítico é a falta de leitura dos contratos. Termos complexos, taxas ocultas e cláusulas pouco claras podem surpreender negativamente quem não se atenta aos detalhes. O mesmo vale para as chamadas “vendas casadas”, como a inclusão obrigatória de seguros, o que, além de ilegal, onera ainda mais o consumidor. Ou seja, quando lhe oferecerem algo neste sentido, saiba que eles não são obrigatórios. Contrate apenas caso faça sentido para você.

3. Excesso de compras parceladas

Muitas pessoas também se complicam ao realizar várias compras parceladas, que, se somadas, podem gerar uma fatura com valor alto. Nossa dica é sempre ter em mente um valor máximo que você pode gastar, para que, quando chegue a data do vencimento, você não se complique.

4. Não utilize todo o limite do seu cartão

Seguindo a linha de raciocínio da dica acima, nós também temos que alertá-lo sobre a facilidade com que se consegue crédito. Apesar de ser um ótimo benefício em um primeiro momento, ele poderá se tornar um problema no futuro, pois, caso você gaste mais do que pode pagar, infelizmente você irá se complicar com os juros e o crédito rotativo.

5. Concentre seus gastos

Ter mais de um cartão de crédito é uma boa estratégia quando utilizada com sabedoria. Nós recomendamos que você tenha dois cartões com datas de vencimento distintas, pois, dessa forma, você poderá ganhar prazo a depender da época do mês. Porém, não se perca nesse caminho: ter vários cartões de crédito pode ser muito ruim, pois dificulta o seu controle financeiro.



MAIS SOBRE