Preta Gil faleceu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, onde fazia tratamento contra um câncer colorretal. A notícia foi confirmada pela assessoria da cantora. Desde o diagnóstico em janeiro de 2023, Preta tornou pública a jornada delicada contra a doença, enfrentando altos e baixos com uma transparência comovente que mobilizou fãs, amigos e toda uma geração.
Após um período de remissão, o câncer voltou em agosto de 2024. Determinada a lutar, ela passou por cirurgias complexas e buscou tratamentos também fora do Brasil.
“É fazer habilitação, me adaptar e seguir a vida. Sou muito grata de verdade”, disse ela ao se preparar para reverter a ileostomia, já no final de 2024. Suas palavras, sempre honestas, emocionaram o Brasil e deixaram marcas profundas em quem acompanhou sua história.
Famosos se despedem de Preta Gil
A morte de Preta Gil comoveu o país e gerou uma onda de homenagens nas redes sociais. Artistas, amigos e personalidades fizeram questão de se despedir da cantora com palavras de carinho e gratidão.
A irmã da cantora, Bela Gil, publicou uma foto ao lado de Preta.

A atriz Carolina Dieckman, que esteve nos Estados Unidos para passar os últimos dias ao lado da amiga, fez uma publicação também no Instagram.
O amigo de Preta e apresentador, Luciano Huck, deixou um registro ao lado da artista.
O perfil da presidência, em nome do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deixou uma mensagem no Instagram.
Margareth Menezes, Ministra da Cultura com quem teve contato desde nova, também fez uma publicação.
A família da cantora, através do perfil do pai, Gilberto Gil, e da irmã, Flora Gil, publicou uma nota sobre o falecimento.