
Antes da era dos virais e do YouTube, havia um nome que parava o mundo toda vez que lançava um clipe: Michael Jackson. O cantor, compositor e filantropo ficou conhecido como Rei do Pop, e não é por acaso: com suas performances, visual e danças, ele moldou a indústria musical.
Seus vídeos quebraram recordes, desafiaram barreiras raciais na televisão e influenciaram gerações de artistas, diretores e performers ao redor do mundo. Nesta matéria, relembramos os clipes mais icônicos de Michael Jackson e revelamos os bastidores, curiosidades e impactos culturais dessas obras que continuam sendo referência quase quatro décadas depois.
1. Billie Jean (1983)
“Billie Jean” é o primeiro single do álbum Thriller (1982). Com estética noir e minimalista, marcou história como o primeiro videoclipe de um artista negro a ser exibido com frequência na MTV, quebrando barreiras raciais na TV americana.
Outros motivos que o fazem ser icônico: foi o clipe que apresentou o icônico moonwalk ao público, no especial Motown 25, além do efeito de luzes que acendem sob os passos de Jackson.
2. Beat It (1983)
No clipe de Beat It, Michael colocou lado a lado música e cinema de ação. A letra da canção traz a ideia de promover a paz entre gangues através da dança. O detalhe? O vídeo contou com verdadeiros membros de gangues de rua de Los Angeles como figurantes, o que deu um ar ainda mais autêntico.
3. Thriller (1983)
É impossível falar de videoclipes icônicos do Michael Jackson sem citar o curta-metragem de terror musical, de quase 14 minutos. Com um orçamento milionário, o trabalho é tão importante para indústria, que se tornou o primeiro videoclipe a ser incluído no National Film Registry, nos EUA, como parte da história do cinema.
4. Black or White (1991)
Dirigido por John Landis e Marlon T. Wayne, o clipe de "Black Or White" traz efeitos inovadores de morphing que mostram rostos de diferentes etnias se transformando. Por isso, foi um dos vídeos mais caros da época, com um orçamento estimado em US$ 4 milhões, mas valeu a pena: em sua estreia na TV, o vídeo foi visto por 500 milhões de pessoas, tornando-se um dos lançamentos mais assistidos da história da música.
O hit consolidou Michael Jackson como ativista pela igualdade racial, usando efeitos visuais de ponta para reforçar a mensagem do single.
5. Scream (1995)
Com sua estética futurista e preto-e-branco elegante, Scream é até hoje o videoclipe mais caro já produzido, com um custo estimado de US$ 7 milhões. Foi a primeira e única colaboração visual de Michael com sua irmã, Janet Jackson, e nasceu como uma resposta às pressões da mídia sobre ele na época.
Esses videoclipes marcaram a música pop e elevaram o formato audiovisual a outro patamar, sejam por sua produção, inovação, mensagens sociopolíticas ou estilo visual. Apesar da sua ausência física após sua morte m 2009, Michael é frequentemente lembrado por suas histórias, lutas e conquistas.