
Ele já foi chamado de poeta, profeta e lenda do rock — e agora também pode ser o “protagonista” de um dos casos mais inusitados de Paris. O busto de Jim Morrison, que sumiu misteriosamente em 1988 do famoso cemitério Père-Lachaise, reapareceu depois de 37 anos… totalmente por acaso.
A polícia francesa anunciou nas redes sociais que a escultura do vocalista do The Doors foi encontrada durante uma busca da equipe anticorrupção da Polícia Judiciária. Sim, você leu certo: o busto de um ícone do rock foi achado enquanto investigavam um caso de fraude, nada a ver com túmulo ou fã-clube.
A peça foi criada pelo artista croata Mladen Mikulin e havia sido instalada no túmulo de Morrison em 1981, para marcar os 10 anos da sua morte. Mas sete anos depois, fãs resolveram “levar uma lembrança” e sumiram com a escultura.
Jim Morrison morreu em Paris, em julho de 1971, aos 27 anos. A versão oficial é de parada cardíaca na banheira, mas fãs gostam de alimentar teorias mais caóticas — como a de que ele teria sofrido uma overdose nos banheiros da boate Rock’n’Roll Circus, segundo relatos do jornalista Sam Bernett.
Enquanto as teorias continuam, ao menos uma peça do quebra-cabeça voltou ao lugar. Agora só falta saber: será que o busto vai voltar para o túmulo? Ou vai parar num museu com história digna de roteiro de filme?