logo atlântida

AO VIVO

Notícias

ESTUDIO ATLANTIDA

10 ANOS SEM CHORÃO: relembre os álbuns do Charlie Brown que fizeram história

07/03/2023 - 12h40min

Atualizada em: 07/03/2023 - 12h40min

Atlântida

Há uma década, o Brasil acordou com a notícia de que Alexandre Magno Abrão, popularmente conhecido como Chorão, havia morrido aos 42 anos de idade. Uma overdose de cocaína matou um dos maiores artistas do rock nacional, acabando também com a sua banda, Charlie Brown Jr.

Chorão, com as suas falas poéticas e sua voz grave, de timbre único, conquistou o coração dos brasileiros. O seu talento que ia do skate à música era inegável — os seus singles, tocados até hoje, falam por si só.

Como se soubesse de sua passagem curta nesta Terra, Chorão, na linha de frente de Charlie Brown, deixou um legado aos fãs. A sua discografia é composta de nove álbuns, gravados e lançados entre 1997 e 2009, além de outro póstumo que foi publicado em outubro de 2013. Ou seja, para quem sente saudade, há muita voz do Chorão para ouvir em suas faixas revolucionárias e amorosas. Para quem não conhece, obra é o que não falta para conhecer a banda que revolucionou o Brasil no final da década de 90.

Reprodução Internet

O recém-lançado livro que traz os 500 Maiores Álbuns Brasileiros De Todos Os Tempos mostra que, inclusive no olhar dos especialistas, o legado de Charlie Brown Jr é forte o suficiente para que a banda apareça ocupando três posições neste tão prestigiado ranking. Conheça os três discos do grupo presentes na lista:

1) Preço Curto, Prazo Longo

Lançado em 1999 e ocupando o 169º lugar do ranking, o álbum "Preço Curto, Prazo Longo" é descrito no livro como o "fruto de um momento de entusiasmo criativo, ideias represadas e de uma coesão colaborativa que não duraria muito tempo."

Ouça o disco completo:

2) Transpiração Contínua Prolongada

"Transpiração Contínua Prolongada" foi lançado em 1997 e ocupa a 193º posição na lista. De acordo com o livro, o disco é "quase um filhote desgarrado do rock dos anos 90". A obra ainda afirma que "o CBJR tinha ótimos músicos e ganhou a simpatia de Rick Bonadio, em alta conta no mercado da música depois de ter revelado os Mamonas Assassinas dois anos antes."

Escute agora:

3) "Imunidade Musical"

Presente no final da lista, ocupando a 493º posição, "Imunidade Musical" foi lançado em 2005. Este disco é composto por grandes sucessos do Charlie Brown, como "Senhor do Tempo" e "Lutar Pelo Que É Meu". Sobre o álbum, o livro afirma: "'Ela Vai Voltar' e 'Dias de Luta, Dias de Glória' são o velho CBJR de sempre, imunizados para a nova fase."

Ouça o disco completo:

Obrigada por tudo, Chorão! Para sempre em nossos corações (e ouvidos).

Confira também: AS 20 MELHORES MÚSICAS DO CHARLIE BROWN JR.