Os fãs de rap nacional tão por aí? Chegou a hora de conhecer mais da carreira do brabo Filipe Ret. Um dos nomes mais conhecidos da cena de rap, Ret é referência quando o assunto é música. Se tu curte o som dele e quer saber mais da vida do artista, esse post é pra ti! Vambora.
Quem é Filipe Ret?
Filipe Ret na verdade tem um nome bem extenso. Nascido Filipe Cavaleiro de Macedo da Silva Faria, nasceu no dia 19 de junho de 1985, no Rio de Janeiro.
Como surgiu?
Filipe Ret iniciou a sua carreira musical em batalhas de MCs na Lapa, em 2003. A origem do seu nome artístico "Ret" é da época em que o cantor pichava muros. Em meio a sua história com a música, Ret também se formou em jornalismo na faculdade FACHA.
Em 2009, Ret lançou o álbum "Numa Margem Distante", que não obteve tanto destaque na cena nacional. Já em 2012, com o lançamento do álbum "Vivaz" o single "Neurótico de Guerra" fez bastante sucesso, levando Ret a ter destaque em programas da MTV e do Multishow.
Em setembro de 2015, o seu terceiro álbum chamado "Revel", com o qual atingiu mais de 3 milhões exemplares vendidos e milhares de downloads por todo o país. O quarto álbum "Ajudaz" foi lançado em 2018 e dele destaca-se o single "A Libertina", que fez bastante sucesso. Em 2021, o álbum "Imaterial" foi lançado e conta com participações de outros grandes nomes do gênero, como L7NNON e Orochi.
Porém, o que realmente chamou a atenção, foi o estrondoso sucesso LUME, o sexto álbum do rapper. Ret se tornou o primeiro artista nacional a lançar um Enhanced Álbum no Spotify. Com esse formato, os fãs conseguem acompanhar comentários do próprio cantor e vídeos sobre cada uma das faixas.
O disco também não desapontou quando se fala de parcerias. Nele você encontra Anitta, MC Poze do Rodo, Caio Luccas, Kayuá, MC Maneirinho, MC Cabelinho, L7NNON e Mc Hariel. Ret é considerado hoje em dia um dos maiores rappers do Brasil.