
A American Heart Association (AHA), organização sem fins lucrativos dedicada ao combate às doenças cardíacas nos Estados Unidos, incluiu a música “Even Flow”, do Pearl Jam, em uma lista de canções com o ritmo ideal para a realização da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) apenas com as mãos.
Segundo a entidade, as compressões torácicas devem ser feitas entre 100 e 120 batidas por minuto (BPM) para garantir a eficácia do procedimento. E o clássico do grunge dos anos 1990 encaixa perfeitamente nessa recomendação: “Even Flow” tem 105 BPM, servindo como uma espécie de “metrônomo musical” em situações de emergência.
Em publicação nas redes sociais, a AHA entrou no clima rock e usou bom humor para passar a mensagem:
Tirem as camisas de flanela e os jeans rasgados do armário, liguem um som do Pearl Jam e aprendam a salvar uma vida com a RCP somente com as mãos.
AMERICAN HEART ASSOCIATION (AHA)
Essa não é a primeira vez que a associação utiliza hits populares para ensinar o ritmo correto das compressões. Recentemente, músicas como “Not Like Us”, de Kendrick Lamar, e “El Clúb”, de Bad Bunny, também foram citadas. Em 2024, faixas do álbum Brat, de Charli XCX, como “Spring Breakers” e “360”, entraram na lista por atingirem os 120 BPM, o limite máximo recomendado.

