Local Brasil: programa da Atlântida amplia horizontes e dá voz à cena independente nacional
logo atlântida

AO VIVO

Música

A cena independente ganha força no rádio

Local Brasil: programa da Atlântida amplia horizontes e dá voz à cena independente nacional

A partir deste domingo (5), o programa comandado por Edu Santos vai destacar a cena independente de todo o Brasil

04/10/2025 - 16h31min

Divulgação
Edu Santos comanda o Local Brasil, programa da Atlântida que abre espaço para músicos independentes em todo o Brasil mostrarem seu som.

Depois de sete anos dando espaço para a produção musical do Rio Grande do Sul, o programa Local Tracks agora passa a se chamar Local Brasil e abre ainda mais as portas para a música independente feita em todas as regiões do país. A novidade entra na programação da Atlântida a partir deste domingo (5), às 20h, sob comando de Edu Santos, comunicador da rádio e responsável pelo projeto desde o início.

A ideia de expansão nasceu da mudança de horário do programa. E foi aí que Edu enxergou a chance de dar um passo maior no projeto de dar espaço para os artistas independentes.

Quando surgiu essa oportunidade, pensei: pô, acho que é a hora da gente dar voz ao artista que está produzindo em todo o Brasil. Hoje, com a internet, todas as capitais estão próximas. A gente vê artistas brasileiros gravando com músicos da Alemanha, Suécia, Estados Unidos… e também trocando entre norte, sul, centro e nordeste do país. Essa mistura precisava de um espaço numa rádio comercial.

EDU SANTOS

Comunicador da rádio Atlântida e responsável pelo projeto Local Brasil.

Agora, a ATL passa a ter dois espaços dedicados à cena independente: aos sábados, o ATL Bands (focado na cena local do RS), e agora, aos domingos, o Local Brasil. Para o Edu, essa abertura no rádio pode ser um combustível importante para artistas que ainda sonham em ter o seu trabalho alcançando mais pessoas. "Quando a gente abre esse espaço, dá um ânimo pro artista, mostra que o que ele está fazendo tem gente querendo ouvir. Recebemos material de um artista de Manaus que jamais imaginou que seria tocado em Porto Alegre. Isso é transformador”, conta.

A proposta também é reforçar conexões e incentivar a circulação da música brasileira. Edu reforça que a cena da música independente ainda é muito quente no Brasil e relembra grandes nomes como Vitor Kley e Fresno que foram projetados do Rio Grande do Sul para todo o país. "Isso não é só no RS, é algo que acontece em vários estados. Agora tem uma geração nova produzindo e o Local Brasil quer ajudar a conectar essas pontas. É bom pra arte, pra cultura, pra rádio e pra todo mundo”, destaca Edu.

O Local Brasil vai ao ar todos os domingos, às 20h, na 94.3 (POA e Região Metropolitana) ou pelo app da Rede Atlântida de qualquer lugar. A estreia traz artistas de diferentes regiões, como a catarinense Iza Buzzi, e promete muitas descobertas para quem curte música independente brasileira.


MAIS SOBRE