
Joseph Strange, 46 anos, foi acusado de vazar e vender músicas inéditas do rapper Eminem na internet. Segundo promotores dos Estados Unidos, ele teria recebido cerca de US$ 50 mil em bitcoins, mais de R$ 280 mil, na cotação atual.
Strange trabalhou como engenheiro de som no estúdio do músico, em Ferndale, por quatro anos. Em 2021, o homem perdeu o emprego e, como parte da rescisão, foi proibido de divulgar o trabalho de Eminem. Contudo, o engenheiro roubou cerca de 25 canções escritas pelo artista entre 1999 e 2018, mas que ainda estavam em desenvolvimento. A investigação do FBI aponta que Strange reproduziu, compartilhou ou vendeu o conteúdo na internet, sem o consentimento de Eminem.
Strange foi acusado de violação de direitos autorais e transporte interestadual de bens roubados. Eles reconheceram as versões inéditas das músicas em sites como YouTube e Reddit. Tais materiais eram protegidos por senha e guardados dentro de cofres quando não estavam sendo utilizados. Conforme a investigação, apenas quatro pessoas tiveram acesso aos discos rígidos entre 2007 e 2021 – só uma delas não trabalha mais no estúdio: Joseph Strange. Ele pode pegar dez anos de prisão.