Segunda-feira dos cuidados com o coração | Atlântida
logo atlântida

AO VIVO

Humor

Cuidado na segunda

Segunda-feira dos cuidados com o coração

Estudo mostra que infartos são mais frequentes no início da semana e pode ter relação com o estresse da rotina

04/08/2025 - 15h01min

Atlântida
Começar a semana com calma pode ser uma boa forma de evitar riscos ao coração.

A ciência confirmou o que muita gente já desconfiava: as segundas-feiras não fazem bem nem para o coração. Um estudo conduzido na Irlanda e Irlanda do Norte revelou que o risco de infarto é 13% maior no primeiro dia útil da semana. 

Os dados foram coletados entre 2013 e 2018, analisando mais de 10 mil casos de infarto grave.

Os pesquisadores acreditam que o retorno à rotina após o fim de semana pode gerar estresse suficiente para afetar o coração. 

Outra hipótese é a alteração no ritmo biológico, o famoso ciclo do sono, causado pelas mudanças nos horários de descanso. 

No Brasil, os números também são preocupantes: até 400 mil casos de infarto são registrados por ano, sendo essa a principal causa de morte cardiovascular no país.


MAIS SOBRE