
Sim, você não leu errado. Na Suécia, o xixi dos frequentadores de um festival de música está ajudando a fazer... cerveja! A iniciativa é da empresa de saneamento Sanitation360, que coletou cerca de 20 mil litros de urina nos banheiros químicos do evento realizado em 29 de abril, em Uppsala, cidade próxima à capital Estocolmo.
Mas calma, ninguém está fermentando mijo direto no barril, não! A urina passa por um tratamento em uma usina de processamento, onde é transformada em um pó especial. Esse pozinho, por sua vez, é usado como fertilizante nas plantações de cevada maltada — aquela mesma que serve de base para produzir algumas das melhores cervejas suecas. O cultivo acontece na ilha de Gotland, conhecida pelos campos de cevada top de linha.
Para garantir a pureza do “ingrediente”, os banheiros químicos foram equipados com telas que separavam só a urina. E deu certo: a quantidade coletada este ano foi o dobro da edição passada, quando a experiência foi testada pela primeira vez.
Além da produção de cevada cervejeira, o xixi também está sendo usado como fertilizante natural em outras plantações na Suécia. De acordo com a Sanitation360, frutas, legumes e verduras estão crescendo com a ajuda de milhares de suecos que não sabiam que estavam dando uma mãozinha (ou melhor, uma bexiguinha) para a agricultura do país.