logo atlântida

AO VIVO

Humor

Reitor dos doguinhos

Silveira é "nomeado" pró-reitor de assuntos caninos na UFSM

Mascote queridinho dos alunos conquista a internet e ganha “cargo” simbólico na Universidade Federal de Santa Maria.

21/05/2025 - 15h17min

Atlântida
Divulgação/Internet
Silveira, o cão da UFSM, é oficialmente o novo “pró-reitor de assuntos caninos” do campus e símbolo do cuidado com os animais da universidade.

Ele é carismático, mora na biblioteca, tem fã-clube, acumula milhares de seguidores e agora carrega um título de respeito: pró-reitor de assuntos caninos da UFSM. Estamos falando de Silveira, o cão comunitário mais famoso do campus da Universidade Federal de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul.

A brincadeira — oficializada com direito até à assinatura do reitor Luciano Schuch — tomou conta das redes nos últimos dias e fez o perfil do doguinho bombar no Instagram: de um dia para o outro, pulou de 37 mil para 57 mil seguidores.

Silveira é um dos moradores oficiais da Biblioteca Central da UFSM e uma das estrelas do Projeto Zelo, que cuida dos animais comunitários da universidade desde 2014. Ele tem nome de gente, mas também atende por apelidos carinhosos (e nem tão carinhosos assim), como "Podrão", dado pelos próprios alunos.

Apesar da fama, Silveira ainda não encontrou um lar definitivo. A idade avançada, cheia de manias e charme, pode ser um fator que afasta adotantes. Mas a equipe do Projeto Zelo acredita que alguém, em algum lugar, vai entender que adotar um idosinho é um ato de amor e gratidão.

O Zelo não cuida só do Silveira. Hoje, são cerca de 80 animais registrados no campus, entre cães e gatos. A equipe de bolsistas e voluntários promove campanhas de arrecadação, feiras de adoção e até um brechó sustentável para manter os cuidados com os bichinhos.

No fim das contas, Silveira agora é muito mais que mascote: é símbolo de carinho, afeto e resistência — e, oficialmente (ou quase), o pró-reitor mais fofo da UFSM.


MAIS SOBRE