
Você sabia que cerca de 55 milhões de brasileiros já usaram maconha? Isso mesmo: 1 em cada 4 pessoas no país já experimentou a planta, segundo pesquisa recente. E o papo sobre o tema está mudando — quase 65% da população acredita que o consumo da maconha deve ser tratado como uma questão de saúde e segurança pública, e não apenas criminalizada.
Entre quem já usou ou ainda usa (que corresponde a 30,9% da população), 63% disseram que começaram por curiosidade; 37,5% por influência dos amigos; 24,3% para relaxar; e 7,4% para tentar lidar com ansiedade, depressão ou outros problemas emocionais.
Apesar de 85,6% da população considerar a maconha uma droga — número bem parecido com o do álcool (85,2%) e do tabaco (82,4%) —, a planta já ocupa um espaço no imaginário coletivo muito próximo às substâncias legalizadas.
E o preconceito? Mais da metade (53,2%) dos brasileiros aponta a falta de conhecimento sobre os efeitos e usos da maconha como a principal causa. Outros motivos são a proibição legal (36,5%), o jeito como a mídia aborda o tema (33,6%) e a influência da família (31,8%).
Ou seja: a conversa sobre a maconha está longe de ser tabu, e o Brasil parece estar mais aberto para entender o assunto com maturidade.