
Se você é do time que gosta de tomar café olhando o movimento, conversando ou só existindo... melhor rever os planos se estiver na Espanha. Em cidades como Madri e Barcelona, alguns cafés começaram a cobrar de acordo com o tempo que o cliente ocupa a mesa.
Um dos casos mais comentados é o do Caffè Perfetto, bar localizado em uma área turística de Barcelona, perto da praia. Lá, o cliente até começa bem: 1,30 euro pela xícara se ficar até 30 minutos. Mas, se resolver estender o momento e ficar até uma hora, o preço sobe para 2,50 euros. E se a ideia for fazer morada e ficar mais de uma hora com o mesmo café, aí o valor pula para 4 euros — o triplo do preço original!
A justificativa dos estabelecimentos é o aumento da demanda e da rotatividade de turistas, além da dificuldade de manter mesas disponíveis em horários de pico. Ou seja, o café não é mais só pela bebida, mas também pelo aluguel do espaço (e do tempo).
A tendência tem gerado discussão entre os que defendem a medida como uma forma de organização e os que acham um absurdo ter cronômetro no café.