
Uma situação no mínimo inusitada aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Agricultor, em Itajaí (SC), no último dia 16 de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que uma mulher procurou o local solicitando que a equipe de enfermagem aplicasse uma vacina em uma boneca reborn.
De acordo com os relatos, a mulher queria uma simulação da vacinação na boneca da filha, com o objetivo de filmar a cena e postar nas redes sociais. Inicialmente, os profissionais imaginaram que ela estivesse ali para vacinar uma criança de 4 anos, mas, ao pedirem a carteira de vacinação, a mulher esclareceu que o pedido era apenas para a boneca.
A equipe recusou explicando que, além de não fazer parte de nenhum protocolo, a simulação geraria desperdício de materiais e imunizantes públicos. A mulher, então, se exaltou e retrucou:
— “Que que tem? É só abrir uma seringa, só abrir uma agulha e fingir que deu.”
Diante da recusa, a mulher saiu da UBS bastante alterada.
Em nota, a Secretaria de Saúde reforçou que materiais adquiridos com dinheiro público são de uso exclusivo para atendimentos reais, não podendo ser utilizados em simulações para conteúdos de redes sociais.